enquete

  • Aqui vem o tema da enquete que poderá ser alterado acessando o Painel de Controle do Portal.
  • Opção 2
    Opção 3
    Opção 4

12/01/2017 11:34h - Atualizado em 12/01/2017 11:37h

Secretaria de Saúde de Passos faz alerta sobre dengue, Zika e Chikungunya

Por Ascom PMP
Dengue preocupa
Dengue preocupa

 

O Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde faz nesta semana novo alerta à população para a prevenção das três doenças causadas pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus: dengue, Zika vírus e febre Chikungunya.

 

Conforme apurou a Vigilância em Saúde, em 2016 o Município de Passos apresentou 1368 casos de dengue, com 94 confirmações. Registraram-se também 352 casos suspeitos de Zika, com oito pessoas confirmadas. Dos casos suspeitos de Zika, 26 foram registrados em gestantes.

 

A maior incidência de registro de casos dessas doenças aconteceu entre os meses de fevereiro e abril, correspondendo a 79% das notificações. Assim, a Vigilância em Saúde pede à população que intensifique o combate aos mosquitos transmissores, por meio das seguintes medidas:

 

. Manter os domicílios, locais de trabalho e áreas públicas livres de objetos que possam acumular água;

. Ficar atento aos bebedouros de animais de estimação;

. Eliminar objetos como garrafas, latas e outros que possam acumular água;

. Manter a caixa d’água sempre tampada e as calhas sem entupimentos;

. Retirar e eliminar os pratinhos de vasos de plantas;

. Realizar controle adequado das piscinas, seguindo orientações de um profissional.

 

Além dos cuidados para eliminação dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, a Vigilância em Saúde recomenda a atenção para o aparecimento dos sintomas das três doenças:

 

. Dengue: febre alta e repentina, entre 39oC e 40oC, com duração de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dor no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, prostração e fraqueza, erupção e coceira no corpo. Pode haver perda de peso, náuseas e vômito;

. Chikungunya: Febre alta, dor muscular e nas articulações, dor de cabeça e erupção na pele (exantema). Os sinais costumam durar de 3 a 10 dias;

. Zika: Principal sintoma é a erupção na pele (exantema) com coceira, febre baixa ou ausência de febre, olhos vermelhos sem secreção ou coceira, dor nas articulações, dor nos músculos e dor de cabeça. Os sintomas duram de 3 a 7 dias.

 

Os sintomas das três doenças são parecidos, mas o tratamento é diferente para cada doença. A Secretaria Municipal de Saúde recomenda que em caso de identificação dos sintomas, a pessoa deve comparecer à Unidade Básica de Saúde (ESF ou Ambulatório) de seu bairro para iniciar o tratamento adequado. Não se deve, em hipótese alguma, praticar a automedicação.

 

Mutirão de limpeza

 

O mutirão “Passos de Cara Nova”, iniciado no último dia 9, além de realizar limpeza de mato e entulho nas ruas, praças e terrenos, também promoverá a coleta de materiais que possam acumular água e causar focos dos mosquitos da dengue, Zika e Chikungunya.

 

A ação de limpeza está sendo executada em uma parceria da Secretaria Municipal de Obras, Habitação e Serviços Urbanos com a Secretaria de Saúde. Na próxima semana, os agentes de combate à dengue se juntarão ao mutirão para intensificar a eliminação de possíveis criadouros do mosquito transmissor.

 

Serviço: Mais informações sobre prevenção e combate ao mosquito podem ser encontradas no portal do Governo Federal http://combateaedes.saude.gov.br/pt/