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13/06/2016 09:04h - Atualizado em 13/06/2016 09:09h

A importância do café da manhã

Por G1
Como se alimentar bem.
Como se alimentar bem.

 

A monografia “Alimentação variada e o papel do café da manhã”, publicada pela Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, trata da importância em estimular o consumo do café da manhã. Abaixo apresento uma síntese do texto original, do qual me orgulho em ser uma das revisoras: 

O café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia, pois interrompe o jejum da noite, fornecendo nutrientes que promovem o bom funcionamento do cérebro, favorecendo a concentração e proporcionando mais disposição para as atividades ao longo do dia. Isso porque os alimentos consumidos nesse momento aumentam o açúcar no sangue, levando energia rápida ao cérebro sem que haja necessidade de mobilizar os estoques no organismo.

No Brasil o café da manhã é caracterizado por uma refeição monótona, consumido normalmente em casa das 5 às 10 horas da manhã, tendendo a ser mais comum entre a população adulta e menos comum conforme diminui a idade. Entre crianças e adolescentes a omissão do café é uma prática comum entre 20 e 30% deles e observada em 15% dos adultos.

A falta de tempo é uma das principais causas da omissão do café da manhã, com isso, é importante planejar a refeição no dia anterior, optar por alimentos prontos para o consumo, variar o cardápio ou, até mesmo separar alguns alimentos para consumir na escola ou trabalho.

Um café da manhã equilibrado e saudável deve apresentar a combinação dos seguintes nutrientes: 1 fonte de carboidratos integrais + 1 fonte de proteínas + 1 porção de fruta ou suco de frutas.

As proteínas ajudam no controle do peso corporal, pois estimulam a liberação sanguínea de hormônios responsáveis pelo aumento da saciedade, além de promover a construção do tecido muscular, o que favorece o aumento do gasto diário de energia. 

O consumo de alimentos-fontes de proteínas, como lácteos e bebidas fortificadas, normalmente consumidos no café da manhã, também favorecem a redução de circunferência de cintura, além de apresentar outros nutrientes importantes, como o cálcio.

A bebida de soja pode ser uma fonte de proteínas de alta qualidade para ser incluída nessa refeição, pois apresentam todos os aminoácidos essenciais, que são facilmente absorvidos e utilizados pelo organismo, além de outros nutrientes essenciais como cálcio, zinco, vitaminas A, B2, B6, B12, C, D, E e ácido fólico.

Por ser um produto de origem vegetal, a bebida de soja possui melhor perfil lipídico com relação aos alimentos de origem animal, apresentando maiores teores de gorduras poli-insaturadas e menores de saturadas, além se ser isento de colesterol. Também não apresenta lactose em sua composição, podendo ser consumido por indivíduos com intolerância à lactose.

O iogurte e queijos também são fontes de proteínas de alta qualidade, sendo opções importantes para o cardápio do café da manhã.