enquete

  • Aqui vem o tema da enquete que poderá ser alterado acessando o Painel de Controle do Portal.
  • Opção 2
    Opção 3
    Opção 4

16/07/2015 09:10h - Atualizado em 16/07/2015 09:37h

Cássio Soares cobra quadra da São José em Passos

Por Correio do Vale do Rio Grande
Cássio Soares cobra quadra da São José em Passos
Cássio Soares cobra quadra da São José em Passos

 

Na tarde desta terça-feira, 14 de junho, o deputado estadual Cássio Soares (PSD) se reuniu com a secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. O encontro foi promovido para cobrar uma solução para a quadra de esportes da Escola Estadual São José, de Passos. Participou ainda o representante da escola, José Geraldo Leite. O deputado, que também estava acompanhado por alguns professores e pediu também a liberação de recursos para as escolas Iarbas Rodrigues, de Claraval, e Professora Neiva Maria Leite, de Delfinópolis.

                Em setembro de 2012, após um forte vendaval sobre a cidade de Passos, a cobertura da quadra de esportes caiu e matou um adolescente de 17 anos, deixando outro gravemente ferido. Quase três anos depois, a Escola continua sem cobertura, comprometendo a prática esportiva dos alunos.

                No começo deste mês, o deputado esteve com o secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, cobrando uma solução para o caso. Na ocasião, estiveram presentes os vereadores de Passos: Alex Bueno (PSD), Reinaldo Oliveira (Nardão, PMDB), Luís Carlos Souto Junior (Dentinho, PSDB), Hilton Silva (PSDB), Isabel Ribeiro (Belinha, PP), Cenira Macedo (PR) e João Resende (PP), presidente da Câmara Municipal de Passos. “A cobertura da quadra da Escola São José é uma demanda antiga da nossa comunidade e ainda não foi concluída por questões pontuais já resolvidas. Hoje estamos aqui para enfatizar que a reforma da quadra é importante para os nossos alunos”, comentou o deputado.

                O Secretário de Governo, Odair Cunha (PT), em reposta ao requerimento do deputado, afirmou que a Secretaria de Educação está comprometida a financiar a reforma tendo em vista a importância da obra. “Considerando que o FNDE/MEC não sinalizou a possibilidade de aprovação para a construção da quadra, esta Secretaria providenciará a emissão a termo de compromisso para a Caixa Escolar executar a obra da Escola Estadual São José”, afirmou.

                Segundo o diretor da escola Fabiano Amorim, a quadra é necessária não apenas para os alunos da instituição, mas para toda a comunidade. “A quadra não é usada apenas por nossos mais de mil alunos. Todas as pessoas da comunidade, do Bairro Jardim Califórnia, podem utilizá-la. Essa reforma é de extrema importância para nós”, comentou. O diretor acredita que, com a ajuda do deputado Cássio Soares, uma solução será dada em breve. “Contamos com o apoio do deputado para que consigamos recuperar a quadra. Sabemos que ele é um político que soma esforços e luta pelos nossos interesses”, ressaltou.

                O deputado Cássio Soares pediu ainda que sejam liberados recursos para outras duas escolas da região: a Iarbas Rodrigues, de Claraval, que está com o projeto de engenharia pronto faltando apenas a liberação do recurso, cerca de R$ 430 mil. Outra escola que o deputado defendeu para que receba reforma com urgência foi a Professora Neiva Maria Leite, de Delfinópolis, que sofre com muitos problemas estruturais, principalmente no forro e fiação elétrica. “Trouxemos para a secretária Macaé algumas reivindicações pontuais. Acredito que este é o caminho mais eficiente para que melhorias sejam alcançadas. Foi dessa forma que conseguimos levar para Passos o curso de Medicina. É trabalhando e cobrando que as soluções acontecem”, comentou Cássio, rememorando o percurso para a criação do curso gratuito de Medicina para a Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), campus de Passos.

                “Eu tenho um compromisso com a Educação desde o meu primeiro dia de mandato. Minha luta é para que as melhorias sejam feitas e que a nossa gente tenha melhores condições de vida”, finalizou.

 

Medicina em Passos

                O curso de Medicina em Passos, luta antiga do deputado Cássio Soares e de todo o município, foi finalmente oficializado no começo deste mês. A 3 de julho, o governador Fernando Pimentel (PT), em visita a Passos, autorizou a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais a tomar as últimas providências para a criação do curso superior. Já no dia 6 de julho, a resolução foi publicada no Diário Oficial. Alguns dias depois, a UEMG anunciou o primeiro vestibular para o curso de Medicina, a ser realizado em janeiro de 2016. O curso será oferecido a turmas de 40 alunos que receberão o ensino de forma totalmente gratuita.