enquete

  • Aqui vem o tema da enquete que poderá ser alterado acessando o Painel de Controle do Portal.
  • Opção 2
    Opção 3
    Opção 4

14/07/2015 10:32h - Atualizado em 14/07/2015 10:33h

Vestibular de curso de medicina pode ser em dezembro

Por Correio do Vale do Rio Grande

O curso de medicina pela Faculdade Atenas, do Centro Educacional Hyarte, que venceu a concorrência pública para se instalar em Passos, poderá iniciar no ano de 2016. O vestibular da instituição será em 5 de dezembro, mas ainda falta confirmar se haverá tempo de incluir Passos no processo. O motivo é o prazo de 30 dias para a homologação da instituição selecionada para implantar o curso na cidade. Nesse período, outras concorrentes poderão entrar com recurso.

            Na sexta-feira, ao saber da conclusão do processo pelos ministérios da Educação e da Saúde, o prefeito Ataíde Vilela entrou em contato com a direção da faculdade e manteve o compromisso do Município de dar as condições necessárias para a instalação do curso a tempo da primeira turma de estudantes de medicina começar seus estudos em 2016. “A expectativa é de publicação do resultado definitivo é de 30 dias. Depois, iremos marcar uma reunião com a direção do Centro Hyarte para discutirmos detalhes”, disse o prefeito.

            O curso de medicina por instituição privada em Passos é um dos benefícios que a Prefeitura conquistou para o município por meio da adesão ao programa Mais Médicos, que trouxe médicos para trabalharem no Programa de Saúde da Família (PSF) e, agora, a faculdade para a formação de médicos. “Veio coroar toda a grandeza da nossa cidade e ela precisa disso para fazer jus à sua grandeza”, exalta Ataíde Vilela.

O prefeito explica que esse processo se deu em três fases e todas tiveram o empenho das equipes das secretarias municipais de Saúde, Administração e outros setores da administração municipal e o esforço do então deputado federal Renato Andrade junto ao ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha. “Eu vejo como uma vitória do nosso município e de todas as pessoas que trabalharam para conseguirmos mais esse curso para a cidade”, comentou.

Depois de cumprir todos os pré-requisitos da pré-seleção de municípios para a implantação do curso de medicina, a Prefeitura de Passos conseguiu chegar à fase final, que teve 39 cidades selecionadas. A infraestrutura da rede municipal de saúde e os leitos hospitalares disponíveis por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) em Passos e na região – mobilização realizada pelas secretarias de Administração e Saúde – contribuíram para que o município prosseguisse na concorrência.

“Teve cidade de grande porte do interior de São Paulo que não conseguiu. E Passos conseguiu por conta disso também um selo de qualidade do Ministério da Saúde por causa da nossa estrutura de atendimento à população na área da saúde. E nossa estrutura irá melhorar mais ainda, porque iremos passar de 17 para 23 unidades de PSF”, disse.

Sobre a instalação do curso de medicina em Passos, a Prefeitura irá oferecer incentivos ao Centro Hyarte, como o aluguel de um imóvel e até mesmo a cessão de um terreno para a construção Faculdade Atenas.

 

 

As novas vagas foram oferecidas em 39 municípios, que deveriam cumprir os seguintes requisitos: ter mais de 70 mil habitantes e não ser capital de unidade da federação; no mínimo cinco leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) por aluno; no mínimo três alunos por equipe de atenção básica; leitos de urgência e emergência ou pronto socorro; oferecer residências médicas nas especialidades prioritárias do Mais Médicos. As novas vagas fazem parte da estratégia de longo prazo do Governo Federal para oferecer 11.447 novas vagas de cursos de graduação em medicina até 2018.

           

 

 

MG Passos Centro Educacional Hyarte-ML-Ltda 234/2015 Faculdade Atenas Passos 50