enquete

  • Aqui vem o tema da enquete que poderá ser alterado acessando o Painel de Controle do Portal.
  • Opção 2
    Opção 3
    Opção 4

23/06/2015 08:23h - Atualizado em 25/06/2015 14:18h

O Inverno e as dúvidas sobre os vinhos

Por Ricardo Sá Wine & Beer Sommelier
Vinhos no Inverno
Vinhos no Inverno

 

Primeira semana de Inverno

Neste artigo irei tratar sobre as perguntas mais frequentes sobre vinho esperando ajuda-los a consumir felizes e aquecer o corpo e a alma melhorando a qualidade e cultura, sempre lembrando que será um dos capítulos sobre o assunto.

1-      Vinho quanto mais velho é melhor?

·         Depende, mas em grande maioria os vinhos produzidos hoje já estão prontos para consumir.  Essa história vem dos tempos em que os vinhos muito reputados de Bordeaux e barolos, tinham concentração enorme de taninos. Essa característica era para preservar a bebida em longas viagens de navios mercantes, mais em contrapartida os vinhos jovens eram intragáveis e exigiam anos para maturação melhorando assim os taninos.

Obs.: Vinhos tintos mais simples (menor valor), sugestão, consumir das duas últimas safras.

2-      Guardar as garrafas em pé ou deitada?

·          Se a garrafa estiver com rolha coloque deitada para que permita o contato com o vinho, umedecendo a mesma e evitando entrada de oxigênio sendo uma possível causa da morte dos vinhos.  Se for vedante o produto poderá ficar em pé mais significa que a guarda será menor, consumo imediato.

 

3-      Adega Climatizada devo investir?

·         Minha sugestão a todos que estão iniciando no mundo que façam o investimento a partir do momento que estão consumindo o produto em media de três vezes por semana, pois vai exigir mais cuidado com os vinhos de investimento mais alto e para os iniciantes busque local escuro e fresco para as garrafas de vinho mais simples.

 

4-      Rolha ou vedante?

·         A pergunta é abordada por causa do charme do serviço da rola, mas para os vinhos jovens a tampa de rosca (screw cap) terá varias vantagens e com isso será interessante avaliar que produtos com valor agregado estão com rolas para mantermos os serviços refinados e a qualidade do produto.

 

5-      Não bebi todo o vinho e agora?

·         Pensando que após abrir a garrafa o oxigênio invade começando a agir e a oxidação é beneficiada e liberando as reações positivas ou negativas. Com o passar das horas as reações se tornam negativas, tanto de sabor e aromas. A sugestão é usar um acessório o vacum van do qual esse retira o oxigênio e o produto volta a estar a vácuo mantendo suas características por máximo de dois dias em média. Do contrário aproveite e convide alguém ou busque as garrafas de 187 ml. para melhor manter a qualidade.

 

6-      Devolver o vinho ou não?

·         Se você estiver em restaurante busque várias informações para não confundir estragado com gostar, lembrando que se você não gostou vai ter que pagar e se você sentiu que o produto está estragado será trocado. Todas as empresas que tem respeito ao cliente e aos produtos mantem e seu staff um profissional sommelier para auxiliar os clientes e tirar as duvidas quanto a compra evitando desgastes entre as partes.

 

7-      Decantar ou Aerar?

·         No último ano o crescimento do uso do decanter para o charme do serviço do vinho tem sido grande para mostrar conhecimento e estratos e com isso as finalidades são lembradas por consumidores que respeitam os produtos. A decantação se dá quando passamos para o decanter o vinho e deixamos na garrafa o sedimento dos vinhos de guarda. Aeração é quando precisamos acelerar a oxigenação do produto sendo usado em vinhos fechados com complexidade aromática que precisam de ajuda para liberar os compostos voláteis.

8 – Acho que não vou jantar, pois não sei harmonizar vinhos com alimentos.

-      Arte de harmonizar é hoje o que mais assusta ao cliente já consumidor e ao consumidor de tendência no mundo do vinho e das cervejas artesanais. A melhor opção para o momento é pensar em peso, comidas leves vinho leves, comidas estruturadas vinhos estruturados. E já que a finalidade é aquecermos os corações e envio esta tabela para impressão ou deixa-la no celular, tablete para utilização de última hora, lembrando que teremos um capitulo só sobre harmonização.

Tabela de vinhos
Tabela de vinhos

 

Sucesso a todos

Abraço e Tim Tim