enquete

  • Aqui vem o tema da enquete que poderá ser alterado acessando o Painel de Controle do Portal.
  • Opção 2
    Opção 3
    Opção 4

09/05/2014 17:52h - Atualizado em 09/05/2014 17:57h

FONTE DO ROSÁRIO É INAUGURADA

Por Correio do Vale do Rio Grande
FONTE INAUGURADA
FONTE INAUGURADA

A Prefeitura de Passos realizou na noite de quinta-feira, 8 de maio, uma série de eventos culturais que atraíram o interesse de diversas pessoas. O primeiro foi a entrega da Fonte Luminosa da Praça Geraldo da Silva Maia (Praça do Rosário), que foi restaurada pela Prefeitura. O prefeito Ataíde Vilela participou da solenidade que marcou a reinauguração do monumento, ao lado de secretários municipais e demais servidores da prefeitura, além da população que prestigiou o evento.

A reforma teve como objetivo recuperar e preservar as características arquitetônicas da fonte, que foi tombada pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico de Passos em 2007. 

“É uma grande alegria estar aqui hoje participando desse momento histórico, de grande alegria para todos que amam nossa cidade! Um dos compromissos que assumimos na campanha eleitoral foi o de cuidar bem da cidade e, para isso, temos a obrigação de conservar nosso patrimônio, nossos monumentos, espaços públicos, tudo aquilo que tem valor cultural e faz parte da história do nosso município, como é o caso dessa fonte, que durante nossa primeira administração (2005-2008) foi devidamente cuidada“, ressaltou o prefeito em seu discurso.

Ataíde lembrou que no fim do ano passado a Prefeitura já havia restaurado o chafariz da Praça da Matriz, e ainda esse ano irá restaurar a fonte da Praça Cônego José Timóteo, a Praça de São Benedito, cujo projeto já está sendo providenciado. Segundo o prefeito, “essa é uma forma de oferecer à população espaços públicos agradáveis e bem conservados, que possam ser frequentados pelas famílias e apreciado pelos turistas que vem a Passos”. 

A fonte da Praça do Rosário foi construída no início da década de 1950 pelo então prefeito Geraldo da Silva Maia, que dá nome à praça (também tombada). Foram gastos R$ 83.000,00 na restauração da obra, dos quais R$ 23.000,00 foram disponibilizados pelo Fundo Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural (Fumpac), utilizados na impermeabilização da fonte. O restante dos recursos é do próprio município. A partir da inauguração, a fonte irá funcionar nos períodos da manhã, tarde e noite, com intervalos de interrupção e ligação automáticos.

Vernissage “Estas Mulheres”

Logo após a solenidade de reinauguração da fonte, o Departamento de Cultura, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) promoveu o vernissage da exposição coletiva de pinturas “Essas Mulheres”, no Palácio da Cultura. Esse ano a exposição está em sua quinta edição e foram homenageadas 15 artistas plásticas do município.

O prefeito Ataíde Vilela cumprimentou as expositoras pelo “belo trabalho” que desenvolvem e pela “sensibilidade de suas obras”. “Passos tem uma imensa vocação cultural, é uma cidade que pode ser considerada um celeiro de artistas, por isso temos que aproveitar ao máximo esse potencial e valorizar as diferentes formas de expressão da nossa cultura”, disse.

A exposição para o público teve início nessa sexta-feira e irá até o dia 30 de maio, das 8h às 18h no Palácio da Cultura (antigo fórum).