enquete

  • Aqui vem o tema da enquete que poderá ser alterado acessando o Painel de Controle do Portal.
  • Opção 2
    Opção 3
    Opção 4

02/05/2014 13:15h - Atualizado em 02/05/2014 13:22h

PARTIDOS POLÍTICOS SE UNEM EM PASSOS

Por Correio do Vale do Rio Grande
PARTIDOS POLÍTICOS SE UNEM EM PASSOS
PARTIDOS POLÍTICOS SE UNEM EM PASSOS

Os principais partidos políticos no município de Passos celebraram no último sábado (26) união para as eleições deste ano em torno dos pré-candidatos Rodrigo Pacheco (PMDB) e Cássio Soares (PSD), que disputarão, respectivamente, os cargos de deputado federal e deputado estadual.

A ideia central da aliança foi a manutenção da representação política do município no âmbito estadual, recuperada na última eleição, em 2010, quando foi eleito o hoje deputado estadual Cássio Soares, e recuperar a representatividade da cidade na Câmara Federal.

Estiveram reunidos, além dos pré-candidatos do município, os presidentes de seis legendas: Democratas, PMDB, PSD, PTB, PV e representantes do PSB, cujos presidentes e lideranças presentes firmaram acordo de trabalhar juntos pela eleição de Rodrigo Pacheco e Cássio Soares em nome da manutenção e ampliação da representatividade política da região, além de evitar a proliferação de candidaturas, o que na ótica dos líderes partidários, acaba sempre por inviabilizar a eleição dos candidatos locais em detrimento de parlamentares de outras regiões muito distantes.

Na oportunidade, Rodrigo Pacheco fez um breve balanço de sua pré-campanha, salientando que pretende trabalhar com 150 municípios em todo o Estado de Minas Gerais, nos quais já celebrou aliança com prefeitos, ex-prefeitos e com muitos diretórios do seu partido, uma vez que será o único candidato do PMDB a deputado federal em todo o sul de Minas. "Tenho trabalhado em várias frentes. Uma delas é a classe dos advogados, que represento no órgão máximo de nossa entidade, a OAB Federal, na qual tenho longo histórico de luta e defesa de nossas prerrogativas. Também tenho recebido o apoio incondicional do meu partido, além de contar com a força de ex-parlamentares como Marcos Lima em Pouso Alegre, Armando Costa em BH e agora também terei a ajuda do ex-ministro da Agricultura, Antônio Andrade", salientou.

“O deputado Cássio Soares foi uma grata surpresa. Não somente para Passos, como para mim que sou primo dele. Desde quando idealizamos a candidatura dele em 2010, que teve uma votação surpreendente, e depois com sua atuação política. Sempre tenho muitas notícias boas do trabalho que realiza, inclusive de outros deputados. E vejo aqui em Passos o quanto isso fez a diferença", completou Pacheco.

Já o deputado Cássio Soares aproveitou a oportunidade para prestar contas de seu mandato na ALMG, bem como do período que comandou a SEDESE (Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social), destacando os recursos que pode carrear para Passos e região, especialmente para as áreas de segurança pública, educação e saúde. Com relação à aliança firmada, enalteceu o desprendimento dos partidos e lideranças presentes, lembrando que a duras penas a cidade aprendeu que a desunião e a rivalidade custam muito caro para a comunidade. “Em 2010, com o empenho da população passense e da região, do nosso grupo e com especial colaboração do Rodrigo Pacheco e do então secretário Maurício Campos, demos um grande passo e recuperamos a nossa representatividade política no âmbito estadual. Agora avançaremos mais e também teremos a oportunidade de reforçar a nossa representatividade com o meu primo Rodrigo Pacheco cuidando, em Brasília, do povo de Passos e região”, enfatizou. 

Vereadores

Além dos presidentes dos partidos, a reunião contou com as presenças dos vereadores Flávio Chagas (Foguinho-DEM), Alex Bueno (PSD), Iran Parreira e Reinaldo Oliveira (Nardão), ambos do PMDB, merecendo destaque a fala do parlamentar do PSD que afirmou que a partir da aliança fechada, “Rodrigo Pacheco e Cássio Soares agora contam com quatro vereadores na Câmara de Passos, dispostos a defendê-los com orgulho e coragem”, frisou.

Ainda, segundo Cássio Soares, o trabalho que realiza em defesa dos interesses de Passos segue as diretrizes discutidas com o grupo político que está com ele desde sua eleição, o que agora será ampliado com a força do PMDB. "Todos aqui reunidos possuem verdadeiros interesses em solucionar os problemas enfrentados pela população de Passos. A união de todos aumenta a força para as conquistas e soluções dos problemas que enfrentamos", frisou Carlos Renato Lima Reis, o Renatinho Ourives segundo colocado na disputa para prefeito em 2012, pelo PSD.

Alexandre Dentista, presidente do PV, explicou que as conquistas de Passos foram grandes depois que voltou a ter representatividade em nível estadual, com a eleição de Cássio Soares. “A união de esforços em volta dessas buscas tem sido determinante para manter essa conquista. Por isso, precisamos caminhar juntos e trazer ainda mais conquistas para a cidade”, garantiu Alexandre. "Para o bem do município é bom que os partidos andem de mãos dadas a fim de eleger os nossos representantes. Cássio Soares e Rodrigo Pacheco são a nossa força", completou o membro do PSB, professor Darlan Esper Kallas.

União histórica

A opção pela caminhada de Cássio Soares e Rodrigo Pacheco, segundo o presidente do PMDB, Marcos Salutti, foi feita pensando em unir esforços para o bem do município. “Rodrigo é um advogado sério, renomado, com uma conduta ilibada e que vem somar ao trabalho de Cássio Soares para o bem de nosso município”, garantiu o presidente.

O fato inédito no município e que foi destacado pelos presentes é que pela primeira vez na história, agremiações tradicionalmente rivais como o atual DEM, sucessor da velha UDN e da antiga ARENA, e o PMDB, herdeiro do PSD e do MDB, agora caminham juntos em prol do interesse maior que é a necessária representatividade política. "Sempre defendemos que o município precisava de representantes locais, mas além de passenses eles deveriam ostentar capacidade para atuar com parlamentares e, sobretudo, preparo para se destacarem no plano nacional e estadual. O Rodrigo Pacheco já se destaca no Conselho Federal da OAB e com absoluta certeza, por sua capacidade intelectual e sensibilidade social, será um grande deputado do qual teremos orgulho de dizer que é da nossa região, a propósito o mesmo orgulho que já temos do Cássio no plano estadual", finalizou o vereador do DEM, Foguinho.