enquete

  • Aqui vem o tema da enquete que poder ser alterado acessando o Painel de Controle do Portal.
  • Opo 2
    Opo 3
    Opo 4

02/04/2014 18:01h - Atualizado em 02/04/2014 18:04h

VACINAO CONTRA HPV COMEA EM AMBULATRIOS

Por Correio do Vale do Rio Grande
Vacinação contra HPV
Vacinação contra HPV

A vacinação de meninas de 11 a 13 anos de idade contra o HPV (papiloma vírus humano), causador do câncer de útero, começa a ser feita a partir desta quinta-feira (3 de abril) nos ambulatórios municipais. A informação é da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Passos, através do setor de Vigilância Epidemiológica. A campanha começou em 10 de março nas escolas e terminou no último dia 31, passando agora para a rede básica de saúde.

A equipe de vacinação passou por 32 escolas municipais, estaduais e particulares, sendo cinco delas na zona rural. Foram vacinadas 1.815 meninas, o que corresponde a 70,2% do total – o público-alvo da campanha é formado por 2.592 meninas dessa faixa etária. A meta do Governo Federal é que sejam vacinadas 80% do total, ou seja, 2.075 do total.

Apesar de Passos estar perto de alcançar a meta estabelecida, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Priscila Faria, ressalta a importância das meninas que não foram vacinadas procurarem o ambulatório mais próximo de casa para se prevenir do HPV. “A vacinação nas escolas foi muito boa. Porém, faltam pouco mais de 770 meninas para atingirmos 100 % de vacinação. É muito importante que os pais se conscientizem e levem suas filhas para vacinar”, orienta.

Priscila Faria ainda fala sobre a importância da vacina para as meninas. “As meninas devem tomar a dose para prevenir contra o câncer de colo de útero, uma doença que infelizmente atinge muitas mulheres. Por isso lembro mais uma vez: pais, levem suas filhas em um ambulatórios mais próximo de sua residência.”

A Prefeitura já liberou as doses da vacina para os ambulatórios e os pais podem levar suas filhas numa unidade mais próxima de sua casa a partir desta quinta-feira.