enquete

  • Aqui vem o tema da enquete que poderá ser alterado acessando o Painel de Controle do Portal.
  • Opção 2
    Opção 3
    Opção 4

14/02/2014 16:26h - Atualizado em 14/02/2014 16:29h

NO G100

Por Carlos Alberto Alves
*Carlos Alberto Alves é engenheiro civil por formação e jornalista por opção.
*Carlos Alberto Alves é engenheiro civil por formação e jornalista por opção.

O prefeito Ataíde Vilela agiu rápido. Diante da notícia de que o município de Passos integra o grupo de 100 municípios com alta vulnerabilidade socioeconômica, repetindo o  fato pela segunda vez convocou a imprensa e antes da repercussão negativa da notícia acontecer, gastou mais de uma hora para dizer que vai enfrentar a situação e tirar Passos desse posto indesejável.

Entre as informações que deu à imprensa, avisou que pretende desocupar áreas de risco e levar moradores para habitar conjuntos habitacionais construídos com recursos do governo federal.

Para fazer isto, sem que os antigos moradores retornem ao velho lar, disse que vai promover a mudança ao mesmo tempo em que demoli as antigas casas e no lugar implanta avenidas ou ruas que interligam bairros e tira o fluxo do trânsito pesado das áreas centrais.

Não considera a tarefa fácil e, por isso mesmo, pediu ajuda à imprensa no convencimento dos moradores dessas áreas para que se mudem para local onde possam ter melhor qualidade de vida.

De fato, deixar uma Rua da Imaculada Conceição para ir morar num conjunto habitacional, com casas novas, custo zero, com equipamentos comunitários, como posto de saúde e policial, escola e um avanço, mas parece que o apelo ao velho local de moradia é mais forte.

Daí se faz necessária a remoção e o desmonte do antigo local de moradia. Não é mesmo uma tarefa fácil, mas servirá para que as pessoas comecem a construir seus destinos em cima de novos parâmetros, evitando não apenas o retorno ao antigo lar, mas aos hábitos que possam até levar à marginalização.

O desafio proposto pelo prefeito a si próprio não é fácil de vencer, mas precisa ser encarado, vencido, para que Passos não corra o risco concreto e real de se transformar numa imensa favela.