enquete

  • Aqui vem o tema da enquete que poderá ser alterado acessando o Painel de Controle do Portal.
  • Opção 2
    Opção 3
    Opção 4

11/12/2013 08:29h - Atualizado em 11/12/2013 08:31h

PREFEITURA E COMTUR AVALIAM AS AÇÕES PELO TURISMO EM 2013

Por Ascom Passos
PREFEITURA DE PASSOS E COMTUR AVALIAM O ANO DE 2013
PREFEITURA DE PASSOS E COMTUR AVALIAM O ANO DE 2013

O prefeito Ataíde Vilela e membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) fizeram uma reunião para avaliar as atividades desenvolvidas neste ano e levantar propostas de trabalho para 2014. A finalidade dos trabalhos é desenvolver a indústria turística de Passos e colocar o município em condições de receber o ICMS-Turismo – recursos voltados ao investimento no setor. A reativação do Comtur, a re-elaboração de um calendário de eventos, incentivo para as associações de artesãos e um projeto de complexo turístico no Rio Grande foram alguns assuntos do encontro.

Também participaram da reunião o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur), José Eustáquio do Nascimento, o Taquinho, e o chefe de Gabinete, D. Jota Oliveira. O Comtur é presidido pela empresária do ramo hoteleiro Celina Discini Vasconcelos.
“O principal nós já temos, que são as belezas naturais da região. Agora, com o Comtur, em parceria com a Sictur, tenho certeza que o turismo será alavancado em nosso município”, acredita o prefeito, que propôs a re-elaboração do calendário de eventos de Passos, com destaque para tradições culturais como a congada, cavalhada, folia de reis e a Paixão ao Vivo – espetáculo teatral realizado sempre na Semana Santa.
Conforme observou Taquinho, o Comtur estava inativo havia cerca de dois anos. No início de sua gestão a frente da Sictur, uma das primeiras medidas foi tomar as providências para recompor o conselho e iniciar uma série de atividades em prol do turismo. “Queremos prestar contas das ações e propor parcerias, pois só dessa forma conseguiremos fortalecer esse tão importante setor de exploração econômica”, disse.
Um levantamento junto a visitantes da cidade num encontro de motociclistas, a confecção de folderes e de um guia de turismo e a criação do Fundo Municipal de Turismo (Fumtur) são algumas medidas adotadas através da parceria entre a Sictur e o Comtur.
A presidente do conselho, Celina Vasconcelos, mencionou suas propostas para o ano que vem. Uma delas é prioridade: transformar o Porto de Passos, no Rio Grande, em um atrativo turístico, com estrutura adequada e ecologicamente sustentável, para descanso e lazer. “Por exemplo, podemos instalar pedalinhos na lagoa, construir pistas de caminhada...”, disse.
O prefeito sugeriu a instalação de um ponto fixo para o Comtur, que pode ser no Mercado Municipal ou no terminal rodoviário.
Outras propostas são: criar o portal de Passos, com placas nas entradas da cidade para orientar os visitantes e incentivar o turismo, reativar o carnaval de rua, promover parcerias em apoio às ações do conselho e estabelecer mais medidas de incentivo ao artesanato – esse setor já avançou bastante, segundo Taquinho, através de cursos de aprimoramento dos artesãos e de divulgação promovida pela Sictur.