enquete

  • Aqui vem o tema da enquete que poderá ser alterado acessando o Painel de Controle do Portal.
  • Opção 2
    Opção 3
    Opção 4

07/11/2013 14:10h - Atualizado em 07/11/2013 14:10h

SAIBA DETECTAR OPORTUNIDADES PARA DEIXAR DE SER EMPREGADO E VIRAR CONSULTOR

Por Passos News
ilustração
ilustração

Virar consultor tem sido um caminho frequente para executivos experientes que desejam empreender, ou mesmo para profissionais de áreas técnicas. O mercado em expansão e os altos rendimentos são atrativos da atividade. Segundo estudo do IBCO (Instituto Brasileiro de Consultores de Organização) com 152 consultores de todo o país, 79% deles afirmam ter faturamento anual de até R$ 500 mil. Outros 21% faturam mais.


Conhecimento técnico, experiência, habilidade de compreender e solucionar problemas e networking são pré-requisitos essenciais para quem almeja se tornar um consultor.

De acordo com o gerente de acesso a mercados do Sebrae Nacional, Paulo Alvim, a competição acirrada entre empresas no mercado aumenta a demanda por serviços de consultoria. Cada empresário com problemas é uma possibilidade de negócio. "É um mercado diverso pela quantidade de empresas demandantes e pelas possibilidades de problemas a serem resolvidos", diz.

No entanto, o consultor precisa estar antenado e em constante renovação de seus métodos. Uma solução nova é rapidamente copiada e quem parar no tempo corre o risco de perder a preferência dos clientes. "É uma atividade que não se forma na escola, forma-se com a prática no mercado", afirma Alvim.
Oportunidade pode surgir quando empreendedor ainda é empregado.
Segundo o gerente do Sebrae Nacional, o olhar aguçado ajuda a identificar oportunidades para uma consultoria. Enquanto estiver em seu emprego fixo, o profissional deve estar atento a problemas que demandam especialistas externos e soluções diferentes.