enquete

  • Aqui vem o tema da enquete que poderá ser alterado acessando o Painel de Controle do Portal.
  • Opção 2
    Opção 3
    Opção 4

15/10/2013 16:27h - Atualizado em 15/10/2013 16:30h

PREFEITURA E COMTUR ENCERRAM 1ª FESTA DA PRIMAVERA

Por Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Passos
Festa da Primavera
Festa da Primavera

Por causa da chuva do dia 29 de setembro, a 1ª Festa da Primavera de Passos só pode ser encerrada em 10 de outubro. Promovido pelo Comtur (Conselho Municipal de Turismo) em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur), o evento foi encerrado na Praça Geraldo da Silva Maia (Praça do Rosário) com apresentações culturais e artísticas e desfile das rainhas e princesas da primavera. Conforme a avaliação do Comtur e da Sictur, a festa foi aprovada e deve ser repetida no ano que vem.

“Acreditamos que essa primeira experiência foi válida e reforçou o compromisso do Comtur na busca de uma estruturação à altura para o próximo ano, já que temos em mente tornar o evento uma tradição cultural e artística”, avalia a presidente do Comtur, Celina Discini Vasconcelos.

“Depois que reativamos o Comtur, já realizamos, em parceria, diversos projetos e pretendemos ampliar ainda mais nossa colaboração para fortalecer cada vez mais o turismo em Passos”, ressalta o secretário de Indústria, Comércio e Turismo da Prefeitura, José Eustáquio do Nascimento, o Taquinho.

A 1ª Festa da Primavera de Passos foi realizada no Parque de Exposições Adolpho Coelho Lemos nos dias 27 e 28 de setembro, com previsão de encerramento no dia 29. Mas por causa da chuva naquele final de semana, os organizadores adiaram a programação do último dia do evento para 10 de outubro, na Praça do Rosário.

Com diversas atrações, entre música, recreação, número com cães adestrados, feira de orquídeas, comidas típicas e brinquedos, a festa teve o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais de Passos (Sinrural), Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

No encerramento, realizado à noite, o evento contou com a presença de grande público, que assistiu a apresentações culturais e artísticas de crianças integrantes dos centros municipais de ensino infantil (Cemei). Logo após, foi realizado o desfile das rainhas e princesas campeãs da seletiva nas escolas. Distribuída em três categorias, cada participante, enquanto desfilava, era agraciada com as palmas do público e a emoção dos pais, que registraram tudo em foto e vídeo.

De acordo com o Comtur e a Sictur, a Festa da Primavera de Passos foi criada para retomar um calendário de evento familiar, agregando apresentações culturais com participação de organizações não governamentais e similares na comercialização de produtos da nossa culinária e artesanato.

Esse projeto faz parte do planejamento organizado desde a reativação do conselho, pela Sictur, em abril deste ano. Neste curto período, seus conselheiros realizaram inúmeros trabalhos em prol da reestruturação das políticas públicas voltadas ao turismo da cidade de Passos.

Desde a retomada das exposições artesanais, à receptividade dos atletas participantes dos Jogos Escolares de Minas Gerais, passando pela Feira de Agronegócios e o Encontro de Motociclistas, o Comtur se fez presente e atuante. “É importante agradecermos a participação das instituições que estiveram presentes e a colaboração de vários parceiros que souberam entender a finalidade do evento e se prontificaram a ajudar, possibilitando que o evento ocorresse de forma organizada e dentro do previsto”, disse a presidente.

“A Sictur está sempre disposta a fazer parcerias com o Comtur e com as instituições de Passos no sentido de desenvolver e divulgar os nossos atrativos turísticos”, afirma Taquinho.