enquete

  • Aqui vem o tema da enquete que poderá ser alterado acessando o Painel de Controle do Portal.
  • Opção 2
    Opção 3
    Opção 4

14/10/2013 09:45h - Atualizado em 14/10/2013 09:47h

APRENDIZES FAZEM RELEITURA DE OBRAS DE ROMERO DE BRITO EM PASSOS

Por G1.Sul de Minas
RELEITURA OBRA ROMERO DE BRITO
RELEITURA OBRA ROMERO DE BRITO

Futuros pintores ilustram os próprios sentimentos no estilo do artista. Mostra fica aberta à visitação no Palácio da Cultura até o dia 31/10.

Uma exposição em Passos (MG) homenageia os 50 anos do pintor pernambucano Romero Britto. Depois de visitar a galeria do pintor em São Paulo (SP), a artista plástica passense Regina Piotto resolveu organizar uma releitura das pinturas do artista. A mostra coletiva reúne telas de 60 aprendizes das artes plásticas na cidade, alguns deles ainda crianças.
Pernambucano, de família simples, Romero Britto teve uma infância difícil. Só ingressou na pintura aos 18 anos de idade, quando começou a retratar a esperança de uma vida melhor. Alguns colecionadores e admiradores chamam a pintura de Romero de "arte da cura". Com influência da ‘pop art’, os traços do pintor buscam transmitir alegria por meio das cores, sempre vibrantes.
Na releitura dos quadros os futuros pintores utilizaram das características de Romero Britto para ilustrar os próprios sentimentos. "Você pega a obra em si, a verdadeira, e então você ensina a criança o estilo, todos os recursos que o artista usa para fazer aquela obra. E dentro dessa produção, fazemos a releitura, que é 'como você faria aquilo à sua maneira'", explica Regina.
Animal é o tema preferido das crianças. Ingrid Souza Lima, de 12 anos, optou pelas borboletas que ganharam vida graças às técnicas passadas na aula de pintura. "São cores vibrantes, então os quadros são alegres", explica.
Serviço:
Mostra "Estes alunos de Regina Piotto em releituras de Romero Britto"
Onde: Palácio da Cultura de Passos (MG)
End.: Praça Geraldo Silva Maia - Centro
Quando: de 11 a 31 de outubro, das 9h às 17h