enquete

  • Aqui vem o tema da enquete que poder ser alterado acessando o Painel de Controle do Portal.
  • Opo 2
    Opo 3
    Opo 4

14/10/2013 09:08h - Atualizado em 14/10/2013 09:12h

EM DEFESA DA PROMOO SOCIAL DAS CRIANAS E ADOLESCENTES

Por Ascom Cssio Soares
DEPUTADO ESTADUAL CÁSSIO SOARES
DEPUTADO ESTADUAL CÁSSIO SOARES

Não é por acaso que o Dia das Crianças é comemorado junto com o dia de Nossa Senhora Aparecida. A similaridade sugere um momento de pedirmos proteção aos nossos pequenos, pois são eles que, sem dúvida, têm a nobre tarefa de construir o futuro do nosso país, mesmo diante de tantos dados e fatos alarmantes vivenciados hoje em nossa sociedade. É no enfrentamento aos problemas como tráfico de drogas, trabalho infantil e exploração sexual que buscamos garantir, enquanto poder público, a promoção social de crianças e adolescentes.

Uma tarefa árdua e um grande desafio, pois Minas Gerais abriga uma área de aproximadamente 587 mil km² e uma população que ultrapassa os 20 milhões de habitantes.  De acordo com um levantamento feito pela Polícia Rodoviária Federal, Minas possui o maior número de pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes – 290, ao longo dos cerca de 14 mil quilômetros de rodovias federais em território mineiro. Diante desta complexidade, o governo de Minas tem apresentado resultados expressivos.
O desenvolvimento social em Minas vive um momento de evolução sistemática, com equipes técnicas cada vez mais preparadas. A Casa dos Direitos Humanos, por exemplo, constitui grande esforço de referência e materialidade das políticas públicas de direitos humanos, destinado a acolher e encaminhar as demandas inerentes à promoção, proteção e restauração desses direitos.  
Nesta linha, uma das medidas é a Campanha Proteja Nossas Crianças, que tem por objetivo envolver a sociedade civil mineira no enfrentamento às violências doméstica e sexual (abuso e exploração) contra crianças e adolescentes. A campanha estimula os cidadãos, por meio de ações educativas realizadas pela Sedese e por instituições parceiras, entre elas o SERVAS, a denunciar esses casos de violência pelo Disk Direitos Humanos: 0800 031 1119.
 O combate ao uso e ao tráfico de drogas tem sido outro grande desafio encontrado pela segurança pública e consequentemente pelo social. Por isso, pregamos que uma assistência social bem feita, um acompanhamento familiar e o fortalecimento de vínculos são quesitos fundamentais pra que a gente preserve os nossos jovens e as nossas crianças, que serão o futuro do nosso país, do nosso Estado.
Não poderia deixar de ressaltar o Programa Travessia, que promove intervenções profundas no núcleo familiar das loclidades onde atua.  Um programa abrangente, pois vai além do social, atuando nas demais áreas como educação, saúde, trabalho e renda. Por isso, o melhor presente que podemos dar as nossas crianças é a proteção e a dignidade.
*Cássio Soares – Secretário de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, deputado estadual.