enquete

  • Aqui vem o tema da enquete que poderá ser alterado acessando o Painel de Controle do Portal.
  • Opção 2
    Opção 3
    Opção 4

10/10/2013 14:07h - Atualizado em 11/10/2013 09:02h

SANTA CASA DE PASSOS A UM PASSO DO CREDENCIAMENTO

Por PassosOnline
Centro cirurgico
Centro cirurgico

Foi com surpresa que a Santa Casa de Passos recebeu na manhã de ontem a notícia sobre o credenciamento do serviço do Instituto Cardiovascular “Ir. Flávio Machado Campo” ao Serviço Único de Saúde (SUS).

A informação foi dada ao hospital pelo secretário de Desenvolvimento Social, Cássio Soares, esclarecendo que as etapas do credenciamento foram aprovadas pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais e encaminhadas ao Ministério da Saúde. Depois de avaliado e homologado o processo, a Santa Casa finalmente estará credenciada.

“Estamos prontos e aptos para atender os cerca de um milhão de pacientes dos 32 municípios servidos pela Santa Casa. Se o Ministério, por exemplo, homologar o credenciamento, às 13h00 de hoje, às 13h01 estaremos prontos para realizar os atendimentos”, otimizou o coordenador do Instituto Cardiovascular da Santa Casa, o cardiologista Dr. Walter Alvarenga de Oliveira. Para ele, o credenciamento representa.um ganho não para a Santa Casa, mas para a região que passa a ter vários garantias para a sua saúde.

Além do credenciamento proporcionar melhor diagnóstico e atendimento de urgência e emergência cardíaca, possibilitará também melhor tratamento. E ainda: todos os procedimentos da cardiologia serão realizados, como o cateterismo e angioplastia (desobstrução das artérias), implantes de marca-passo, cirurgias cardiovasculares como revascularização miocárdica e vários outros procedimentos das doenças arteriais, neurovasculares, entre outros” detalhou.

Atualmente as doenças cardíacas ainda lideram o ranking de mortes no país, por isso o diagnóstico e o tratamento precoce das doenças mais graves, como o Infarto do Miocárdio, terão condições de mudar a realidade da saúde dos pacientes de Passos e região. Na opinião de Dr. Walter, a notícia de ontem deveria ser comemorada por Passos e toda a região, lembrando que o coração não espera e que o credenciamento salvará vidas.

Conforme lembra Dr. Walter, “outro benefício que a nossa região ganha com o credenciamento do Instituto Cardiovascular ao SUS é a possibilidade de realizar aqui as cirurgias pediátricas. A Santa Casa é a única que faz essas cirurgias em nossa região. E o problema é sério.

A cada ano nascem cerca de 24 mil crianças com cardiopatias congênitas, mas o país não conta com a infra-estrutura necessária, nem com suficiente mão de obra capacitada em diversos Estados para esse tipo de cirurgia”, informa. Conforme explica, nos Estados onde existem centros de referência para esse tipo de cirurgia, falta dotação orçamentária do SUS, fazendo que um número expressivo de crianças permaneça em longas filas de espera e acabam indo a óbito antes de terem a oportunidade de ser operadas.

Gratidão

“Com os serviços do Instituto autorizados, a Santa Casa completa os atendimentos de urgência e emergência, sendo que uma das linhas de cuidados para esta rede são os problemas cardiovasculares”, informou o diretor administrativo Daniel Porto Soares, lembrando ainda que, em dezembro de 2012, a Secretaria de Estado da Saúde de MG classificou a Santa Casa como Hospital Polivalente de urgência nível I, ou seja, que ela está apta a atender doenças cardiovasculares, traumas e AVC.

O provedor da Santa Casa, Dr. Vivaldo Soares Neto, destacou que o sentimento dele, primeiramente, é de gratidão pelo comprometimento e atuação do deputado Cássio Soares junto à Secretaria de Estado de Saúde, para a obtenção do credenciamento do Instituto Cardiovascular ao SUS.

“Ele nos prometeu lutar pelo credenciamento até o fim e cumpriu sua palavra. Isso nos dá imensa alegria e gratidão”, enalteceu o provedor agradecendo ainda a todos os que direta ou indiretamente participaram dessa luta.

“De certa forma, estávamos esperando por essa resposta, uma vez que temos uma equipe de médicos, enfermeiros e equipe multidisplinar, de extrema competência técnico-humanística.

Temos os melhores equipamentos em nosso Instituto, o de Hemodinâmica é capaz de alta solubilidade, assegurando uma estrutura técnica de qualidade ímpar. Agora, estamos ansiosos pela homologação do credenciamento do Instituto Cardiovascular para finalmente começarmos a atuar pelo SUS. Sabemos que muitos pacientes nos esperam”, justificou o provedor.