enquete

  • Aqui vem o tema da enquete que poderá ser alterado acessando o Painel de Controle do Portal.
  • Opção 2
    Opção 3
    Opção 4

10/10/2013 14:01h - Atualizado em 10/10/2013 14:04h

PROGRAMA JOVEM APRENDIZ É LANÇADO EM PASSOS

Por Prefeitura de Passos
Ilustração
Ilustração

A Prefeitura de Passos, a Polícia Militar e o Ifsuldeminas (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais) lançaram na terça-feira à noite o Programa de Aprendizagem Profissional Rede Cidadã. O objetivo é promover parcerias com empresas para a capacitação profissional de jovens com idades entre 14 e 24 anos de idade. O evento foi realizado no salão de reuniões do campus de Passos do Ifsuldeminas sob a presença de representantes dos órgãos parceiros e de outras instituições da cidade e da região.

A Rede Cidadã é um programa baseado na Lei 10.097/2000, regulamentado pelo decreto 5.598 de 1º de dezembro de 2005, que determina que empresas de grande e médio porte contratem jovens de 14 a 24 anos incompletos para a capacitação profissional (prática e teórica), cumprindo cotas que variam de 5% a 15% do número de funcionários efetivos qualificados. A parceria da Rede Cidadã com empresas responsáveis socialmente é pautada a promover a empregabilidade e desenvolver a cidadania dos adolescentes e jovens brasileiros.

Falando ao público, o diretor do Ifsuldeminas em Passos, Juvêncio Moura, explicou o projeto, seus objetivos e diretrizes e citou exemplos de jovens que conseguiram mudar suas vidas como aprendizes pela Rede Cidadã. “Temos exemplos de jovens que abandonaram a marginalidade, as drogas e voltaram a conviver bem com suas famílias. O projeto, como o nome já sugere, surgiu para formar profissionais e acima de tudo cidadãos”, afirmou.
A secretária de Assistência Social, Aline Gomes Macedo, falou sobre os benefícios que o programa trará aos jovens de Passos. Segundo ela, este é o caminho e a oportunidade para aqueles que querem mudar os seus destinos e construir um novo futuro. Ainda de acordo com Aline Macedo, o prefeito Ataíde Vilela determinou que todos os esforços sejam feitos para que o projeto se desenvolva dentro da normalidade, que receba atenção especial e que seja implementado a cada dia.
“Com a aprendizagem, pretendemos contribuir para a formação profissional de jovens que saibam fazer novas leituras de mundo, tomar decisões e intervir de forma positiva na sociedade”, disse a secretária. 
Ainda estiveram presentes no evento dois representantes de outra parceira da Prefeitura e do Ifsuldeminas no programa, a Polícia Militar: capitão Mattos, representando a cidade de Nova Serrana, e o capitão Célio, comandante da 246ª Companhia da Polícia Militar de Passos.
A Apicon (Associação Passense das Indústrias de Confecções) foi representada por seu gestor, Ricardo Andrade. Em seu pronunciamento, Andrade garantiu que a entidade também é parceira e vai investir no projeto. Ao final dos pronunciamentos o gerente de vendas do Ifsuldeminas, José Roberto, contou a história e o funcionamento da “Rede Cidadã”, através de uma palestra.

Os interessados em aderir ao programa devem procurar uma das sedes do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) de Passos ou procurar diretamente a Secretaria de Assistência Social, à Avenida Arouca, telefone 3522-7012.