enquete

  • Aqui vem o tema da enquete que poderá ser alterado acessando o Painel de Controle do Portal.
  • Opção 2
    Opção 3
    Opção 4

01/10/2013 17:14h - Atualizado em 02/10/2013 16:15h

COMEMORAÇÃO DIA DO IDOSO

Por Ascom Passos MG

Dia do Idoso: Nasf e PSF realizam Manhã do Cuidador

BAILE DO IDOSO
BAILE DO IDOSO

Programa Vida Melhor comemora Dia do Idoso

Cerca de 150 integrantes do Programa Vida Melhor, do Departamento de Esporte e Lazer da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) da Prefeitura de Passos, participaram da comemoração do Dia Internacional do Idoso, promovido na manhã desta quarta-feira (2) no Ginásio Municipal Barú de Pádua. O prefeito Ataíde Vilela, o chefe de Gabinete D. Jota Oliveira, a titular da Secel, Pilar Aparecida Lemos Faria, e o diretor de Esporte, Marcelo Campos Machado, estiveram no evento, em que foram promovidas diversas atividades para mulheres e homens da terceira idade.
O Dia Internacional do Idoso acontece todo 1º de outubro. Em Passos, a Prefeitura vem promovendo atividades para comemorar a data desde 23 de setembro, quando começou a Semana do Idoso, pela Secretaria de Assistência Social, e na última segunda-feira (1º), com a Manhã do Cuidador, pela Secretaria de Saúde.
O Dia do Idoso comemorado pelo Vida Melhor começou com um café da manhã e prosseguiu com atividades lúdicas, exercícios físicos, música e dança, num clima de completa descontração em que até o prefeito foi tirado para dançar com uma integrante do programa.
“Acredito que quando o pessoal da terceira idade tem oportunidade de sair de casa, se relacionar e praticar atividades físicas, sua vida melhora muito e em muitos casos a pessoa deixa de lado a depressão e os remédios antidepressivos”, disse Ataíde Vilela.
O diretor Marcelo Campos afirmou que o programa deve ganhar mais força ainda. “No próximo ano iremos formar mais um grupo, na região da Penha/Santa Luzia. Só estamos dependendo de encontrar o local apropriado para atender um grupo maior de pessoas”, explicou.
O Vida Melhor é um programa do Departamento de Esporte e Lazer da Secel coordenado por uma equipe de professores formada por Márcia Macinelli, Eric Pereira, Cíntia Aoun e Monalisa Palhares, tendo ainda uma enfermeira (Margarida Nunes) e dois estagiários. A enfermeira é responsável pelo monitoramento da saúde dos participantes, por meio do controle da pressão arterial, peso, frequência cardíaca etc.
Três vezes por semanas e divididos em grupos, os idosos fazem ginástica, musculação, hidroginástica e dança em dois locais: Ginásio Barú de Pádua e Crasem (Centro Recreativo dos Servidores Públicos Municipais).
“Esse projeto teve início há muitos anos e o foco sempre foi a terceira idade. Mas, hoje, pessoas mais jovens também aderiram ao projeto, proporcionando maior diversidade ao grupo”, disse Márcia Macinelli.
De acordo com a criadora do programa, Aparecida Rodrigues Costa, na época da fundação havia um grupo semelhante na cidade, mas as atividades eram pagas. “Em Poços de Caldas conheci um grupo gratuito, foi quando tive a ideia de pedir apoio à Prefeitura para viabilizar o programa e, assim, atender um número maior de pessoas. Deu certo!”, recordou.
Uma das integrantes do Vida Melhor é a irmã Catarina da Cunha, do Colégio Imaculada Conceição (CIC). Ordens médicas, um ano e meio atrás, a levaram ao programa: “Minha disposição , flexibilidade e saúde melhoraram muito desde que comecei. Minha vida é outra!”
Ao falar com os integrantes do programa, o prefeito Ataíde Vilela citou a colocação, em 1º lugar no estado, de Passos como a cidade com maior expectativa de vida para a população, segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil de 2013 (do PNUD, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). Conforme a publicação, a longevidade média dos passenses ultrapassa 78 anos. “Gostaria de parabenizar a todos pelo Programa Vida Melhor, professores e alunos. É por ações como essa que hoje Passos lidera o ranking estadual em expectativa de vida e está em 28º lugar em âmbito nacional”, disse o prefeito.

 

 
Outro evento 
 
Um total de 91 pessoas participaram da “Manhã do Cuidador”, no anfiteatro da Casa da Cultura, em comemoração ao Dia Internacional do Idoso. A promoção foi da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Passos, através do Nasf (Núcleo de Atenção à Saúde da Família) e do PSF (Programa de Saúde da Família). A grande maioria do público foi de cuidadores de idosos e profissionais das unidades de saúde da cidade.

Segundo informações do Nasf e PSF, “houve bastante interação dos participantes para com os palestrantes, através de relatos de práticas e perguntas em geral”. As palestras foram ministradas por profissionais que atuam na área da Saúde, com os temas relacionados aos cuidados básicos com as pessoas da terceira idade. “A saúde do idoso”, “O cuidado com os idosos”, “Posicionamento correto no leito” e “Cuidados com sonda enteral e alimentação do idoso” são os temas das palestras realizadas.

A Manhã do Cuidador é um dos eventos desses dois órgãos da Saúde para comemorar o Dia Internacional e o Mês do Idoso. O próximo evento será uma recreação a ser realizada nas próximas semanas.

IDOSOS PARTICIPAM DE BAILE DA ASSISTÊNCIA SOCIAL 
A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Passos realizou na última sexta-feira, no Espaço Castelinho, um baile para encerrar a Semana do Idoso, que teve uma extensa programação iniciada em 23 de setembro. O baile teve música ao vivo e serviço de buffet. O público-alvo foram os idosos que frequentam os grupos de atividades desenvolvidas no Cras (Centro de Referência em Assistência Social). Para chegar ao local, eles tiveram transporte gratuito oferecido pela Prefeitura.
Durante a semana, os idosos tiveram dança, cinema, passeio e uma palestra sobre saúde. A comemoração terminou com o baile no Castelinho, onde todos puderam se divertir com música, dança e saborear o cardápio de comida e bebida.       
“O evento foi um sucesso, pois, só de podermos proporcionar um momento de alegria aos idosos, me sinto gratificada. Gostaria de agradecer a todos os funcionários da secretaria que também participaram e se empenharam! Espero que continuemos assim, trabalhando unidos e superando as dificuldades. Gostaria de ressaltar que trabalhar para a melhor idade é uma meta desta administração”, comenta a secretária de Assistência Social, Aline Gomes Macedo.
Segundo a secretária, os idosos participam dos grupos do Cras nos bairros da Penha, São Francisco, Novo Horizonte e Santa Luzia, onde são desenvolvidas palestras, atividades físicas, dinâmicas de grupo, entre outras. Quem ainda não participa e está na “melhor idade”, pode se inscrever no Cras mais próximo de casa.