enquete

  • Aqui vem o tema da enquete que poderá ser alterado acessando o Painel de Controle do Portal.
  • Opção 2
    Opção 3
    Opção 4

09/09/2013 18:36h - Atualizado em 10/09/2013 14:35h

AERONÁUTICA APROVA VOOS DIURNO E NOTURNO NO AEROPORTO DE PASSOS

Por Correio do Vale do Rio Grande
Taquinho mostra documento
Taquinho mostra documento

 

Através da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur), a Prefeitura de Passos conseguiu aprovação do Comando Aéreo do Ministério da Defesa para a operação do Aeroporto Municipal José Figueiredo para vôos diurnos e noturnos. Até então, o aeródromo só possuía autorização para pousos e decolagens durante o dia. Com a modificação, a Prefeitura está mais perto de iniciar a exploração comercial de vôos em Passos. Depois da aprovação do Comando Aéreo, só falta a Anac (Agência Nacional de Viação Civil) homologar a alteração para que a Prefeitura possa iniciar os procedimentos que permitirão a exploração comercial do aeroporto.

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, José Eustáquio do Nascimento, o Taquinho, explica que vem trabalhando para a homologação do Aeroporto Municipal José Figueiredo havia oito meses e que, para isso, contou com a colaboração de um engenheiro de São Paulo para o planejamento da estrutura física adequada à operação em tempo integral e também com a renovação do convênio com o Estado de Minas Gerais, que estava vencido desde o ano de 2010.

 “Nós vamos enviar a documentação, com o parecer da Aeronáutica, nesta terça-feira para a Anac. E agora só falta contatos com as companhias aéreas para termos vôos comerciais em Passos”, disse Taquinho, acrescentando que a manutenção do órgão será de responsabilidade da Sictur.

 O andamento da documentação da Anac deverá ser acompanhado pelo deputado federal Renato Andrade (PP), segundo o secretário, para que o processo não perca em agilidade. “O Renato Andrade tem sido nosso principal elo junto aos órgãos do governo para agilizar toda a documentação”, observou.

 A aprovação do Aeroporto Municipal para vôos diurnos e noturnos foi comunicada a Taquinho pelo coronel-aviador Paulo Eduardo Albuquerque subcomandante do Cindacta I (Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), do Comando da Aeronáutica, órgão do Ministério da Defesa.

O aeroporto de Passos já funciona para vôos executivos em período diurno. Com a liberação da Aeronáutica e homologação da Anac, os pousos e decolagens poderão ser feitos também à noite. Já os vôos comerciais terão que ser negociados pela Prefeitura junto a empresas de aviação civil que se interessarem pelo negócio na cidade.