enquete

  • Aqui vem o tema da enquete que poder ser alterado acessando o Painel de Controle do Portal.
  • Opo 2
    Opo 3
    Opo 4

07/06/2013 09:55h - Atualizado em 07/06/2013 10:11h

EVANGLICOS PEDEM MUDANA DO HINO DE GUAXUP A VEREADOR

Por Jornal Jogo Srio

O vereador Odilon dos Anjos Couto (Blaqueador, do PRB) estuda a possibilidade de pedir uma mudança na letra do Hino de Guaxupé, a fim de retirar a parte que faz alusão à padroeira do Município, Nossa Senhora das Dores. A iniciativa visa atender à classe evangélica, que tem reclamado ao parlamentar sobre eventuais problemas que principalmente seus filhos encontram em ocasiões onde são obrigados a cantar a referida música. Isto, porque os chamados crentes consideram idolatria o fato de enaltecer a figura de Maria na música em questão.

Odilon tem estudado com cautela a questão, uma vez que não quer melindrar a fé das pessoas, sejam elas de que religião for: “Estamos num impasse grande, pois os evangélicos não concordam com a parte que diz: ‘... Oh, senhora, mãe das dores...’, no Hino. Entretanto, sabemos que nossa cidade, assim como o País, é composta por uma maioria de católicos, que vão considerar um sacrilégio a tentativa de retirar da canção a parte que fala da Padroeira. Por outro lado, sou evangélico e tenho que dar resposta àqueles que me procuram, pois, a bem da verdade, fui eleito por esta comunidade, como um todo”, enfatizou o vereador, que falou com o JOGO SÉRIO nesta manhã sobre o assunto.
Nos bastidores, Odilon sabe que não contará com o apoio da maioria de seus pares na Câmara, conforme ele mesmo já pesquisou. Mais do que isto, o legislador consultou o Instituto Brasileiro de Administrações Municipais (IBAM), onde obteve a resposta de que um eventual projeto desta natureza não é inconstitucional, mas esbarra em situações onde, por exemplo, moradores de cidades com nomes de santos, poderiam pedir a mudança da nomenclatura. Isto, sem falar no próprio calendário brasileiro, que guarda feriados nos chamados dias santos. “Diante das manifestações do IBAM e por saber que não terei todo o apoio dos colegas vereadores, estou estudando com calma como poderemos resolver esta situação. Mas, contudo, quero deixar claro que respeito todas as crenças e não estou querendo polemizar, mas sim atender a uma classe que me procura insatisfeita”, definiu Odilon.

PARA OS CATÓLICOS

Já em favor dos católicos, Odilon Blaqueador iniciou, há alguns dias, uma campanha favorável à construção de igreja na Praça Bispo Dom José Pereira Bastos, que fica no Jardim Planalto. O local, que deveria ser urbanizado como área de lazer para as comunidades, é reprovado por conta da sujeira e a quantidade de usuários, assim como traficantes de drogas. “Estava muito pior, mas graças a Deus o prefeito Jarbinhas determinou uma limpeza emergencial no local e o clima melhorou. Mas, os próprios moradores são contra a praça e pedem com clamor a construção de uma igreja. Vou, pessoalmente, conversar com o prefeito e o bispo, Dom Lanza, para ver o que poderemos fazer”, disse Odilon.