enquete

  • Aqui vem o tema da enquete que poder ser alterado acessando o Painel de Controle do Portal.
  • Opo 2
    Opo 3
    Opo 4

19/03/2013 08:23h - Atualizado em 19/03/2013 08:26h

ALIANA PELA VIDA CREDENCIA CLNICAS DE RECUPERAO

Por Correio do Vale do Rio Grande

 

 

Em uma reunião realizada na manhã de sexta-feira, 15 de março, em Passos, responsáveis pelo Programa “Aliança pela Vida” realizaram credenciamento de clínicas de recuperação para o enfrentamento da dependência química, principalmente do crack e do alcoolismo. O pedido foi feito pelo Secretário de Estado de Desenvolvimento Social, deputado estadual Cássio Soares. Representando o deputado, esteve na reunião o vereador Alex Bueno (PSD). A reunião foi realizada na Regional de Saúde de Passos.

O programa é veiculado a Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e a Secretaria de Esportes e da Juventude. Lançado em 2011, o programa atua diretamente na repressão do tráfico de drogas e no apoio ao dependente químico, além de capacitar profissionais da área da saúde, assistência social e do sistema de defesa estadual para o acolhimento e atendimento do usuário de substâncias psicoativas e seus familiares.

Como próximo passo, uma equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde vai se reunir com as comunidades terapêuticas Sagrada Família de Passos, Casa de Maria de Piumhi, Coração da terra e Recanto de São José, de Carmo do Rio Claro. Participaram também da reunião as comunidades terapêuticas de São José da Barra e Itaú de Minas. Cidades da região, que não possuem clínicas, também serão credenciados para tratamento de pacientes em municípios próximos.

A convite de Cássio Soares, no ano passado, o subsecretário de Políticas Antidrogas do governo de Minas Gerais, Cloves Benevides, esteve em Passos. Na ocasião, o subsecretário pode conhecer a Fazenda de Recuperação Sagrada Família e discutir a questão das drogas em Passos. “Vou continuar me empenhando para que esse programa continue crescendo em nossa região”, garantiu.

 

O que é

O Aliança Pela Vida é um programa que cria uma agenda de prevenção e promoção a saúde, no que diz respeito à dependência química. Trata-se de uma cooperação e uma ajuda mútua não só da sociedade, mas de várias instituições e secretarias do Governo de Minas. O programa possui várias ações independentes que se complementam entre si, como cursos onde são capacitados agentes e profissionais envolvidos diretamente no trabalho de acolhimento, dando a médio e longo prazo, um resultado muito interessante para a promoção da saúde e no tratamento da dependência química.