enquete

  • Aqui vem o tema da enquete que poderá ser alterado acessando o Painel de Controle do Portal.
  • Opção 2
    Opção 3
    Opção 4

13/08/2019 13:52h - Atualizado em 13/08/2019 13:54h

Palácio da Cultura é provisoriamente tombado

Por Ascom PMP
Em seu gabinete, o Prefeito Carlos Renato Lima Reis recebeu nesta segunda-ferira,12, a Presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Adriana Polez Rocha, e o Secretário Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, Carlos Jorge Ribeiro, para uma reunião a respeito do tombamento do prédio que atualmente abriga o Palácio da Cultura. 
 
Na ocasião, o Prefeito tomou ciência da efetivação do tombamento do local através do edital de aprovação, conforme as regras do IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais) e a legislação vigente.
 
A partir desta decisão, o próximo passo é enviar para Belo Horizonte, na Advocacia Geral do Estado a notificação do tombamento, o qual tem o prazo de 30 (trinta) dias para manifestar alguma impugnação. Sendo assim, após o vencimento do dito prazo, o prédio é considerado definitivamente tombado a nível municipal, gozando de todas as proteções legais existentes. 
 
A Presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Adriana Polez Rocha, manifestou sua satisfação a partir do tombamento provisório do prédio ‘’Estamos concretizando um objetivo de mais de 10 anos, o prédio é totalmente emblemático, carrega a história, a memória, e a identidade de Passos, este sem dúvidas é um grande momento para a cidade, é um grande passo para todos nós’’, enfatizou a Presidente 
 
‘’ A Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, está cumprindo a sua função, este momento é um marco para a cidade, é a responsabilidade com o bem público. Estão sendo protegidos a história, a cultura, a arquitetura de Passos, as quais, as futuras gerações irão poder desfrutar e se orgulhar‘’, também comentou o Secretário Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, Carlos Jorge Ribeiro. 
 
 A ratificação do tombamento do referido prédio, foi acordada no último doze de junho, em uma reunião extraordinária entre o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural e a Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico. 
 
O Prefeito Carlos Renato Lima Reis expressou sua felicidade acerca da decisão ‘’ Como Prefeito, uma das minhas preocupações sempre foi preservar a história e a cultura de Passos, visto que a nossa gestão fundou a Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, dando a devida importância deste segmento para Passos. Hoje está sendo um grande dia para a cultura passense, e parabenizo a Presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Adriana Polez Rocha, e o Secretário Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, Carlos Jorge Ribeiro, pelo belo trabalho que vem sendo realizando para que este grande sonho fosse concretizado, e ressalto a felicidade deste Prefeito em saber que toda memória do seu município será resguardada e cuidada, como merece’’, salientou o Prefeito. 
O edital de aprovação do tombamento do prédio, está disponível no mural da Prefeitura de Passos.