enquete

  • Aqui vem o tema da enquete que poderá ser alterado acessando o Painel de Controle do Portal.
  • Opção 2
    Opção 3
    Opção 4

24/07/2019 07:43h - Atualizado em 24/07/2019 07:48h

PMP e UEMG lançam projeto Passos + verde

Por Ascom PMP
UEMG e PMP lançam projeto de arborização
UEMG e PMP lançam projeto de arborização

 

A Prefeitura de Passos em parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade Passos, lançou nesta terça,23, o projeto “Passos + verde”, o qual está inserido no programa de mestrado Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da Universidade.

O citado programa foi idealizado pelo aluno do mestrado Renan Jorge Preto, e consiste na ampliação da arborização do município de Passos através de parceria entre a Prefeitura, a Universidade e iniciativa privada, uma vez que a obtenção das mudas, seu plantio e manutenção serão proporcionadas pela iniciativa privada. As ações serão monitoradas pelo aluno.

Já a Prefeitura aprovará as espécies sugeridas pelo mestrando, indicará os locais de plantio e acompanhará o trabalho, para que assim o mesmo tenha vigor. Alunos do curso de agronomia da Universidade contribuíram no projeto, realizando o plantio e a manutenção pela cidade.

Idealizador do projeto, o aluno Renan comentou sobre as ações que serão realizadas a partir do mesmo “A arborização traz muitos benefícios para o município, entre os quais se destacam o ar limpo, regulação climática, embelezamento da paisagem, sombreamento das vias de circulação, dentre outros diversos ganhos. acredito que, o projeto irá contribuir com o poder público municipal, visto que a parceria com a iniciativa privada e a universidade conseguirá expandir a arborização de passos sem acréscimo de despesas financeiras.”, salientou Renan.

Coordenadora do programa de mestrado de Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Rita de Cássia Carvalho enfatizou os benefícios do projeto “A Universidade em si, tem o intuito de estimular o desenvolvimento regional e local, aplicando assim resultados a partir das pesquisas realizadas, e o projeto em questão tem como objetivo trazer a arborização para o município, o que vem de encontro com a qualidade de vida da sociedade, melhorando assim as áreas sociais, ambientais, econômicas e estéticas da cidade”, concluiu a coordenadora.

Além de aumentar a arborização do município visando as áreas mais escassas, o projeto também tem como propósito estimular a preservação da flora e aumentar a visibilidade e interesse da população neste âmbito.

O Secretário de Meio Ambiente, Agropecuária e Abastecimento, José Luiz Ribeiro  também citou as vantagens deste programa “Sem dúvidas este projeto foi um grande ganho tanto para a administração, quanto para o município, visto que a partir desta parceria além da expansão da arborização, vamos conseguir uma maior aceitação e contribuição do munícipe”, ressaltou  o Secretário.

Por fim, o Prefeito Carlos Renato Lima Reis enfatizou o ganho do município com o citado projeto “Primeiramente, gostaria de parabenizar e agradecer o aluno Renan pela iniciativa deste programa. Fiquei imensamente feliz com esta parceria entre Prefeitura, Universidade e inciativa privada, não tenho dúvidas que trará muitos frutos para a nossa cidade e população”, destacou o Prefeito.

As ações do projeto foram iniciadas com o plantio de vinte mudas de Lofantera, mais conhecida como chuva de ouro, na Avenida Arouca e terão continuidade por toda a cidade, visando a expansão da arborização municipal.