enquete

  • Aqui vem o tema da enquete que poderá ser alterado acessando o Painel de Controle do Portal.
  • Opção 2
    Opção 3
    Opção 4

14/05/2019 15:44h - Atualizado em 14/05/2019 15:48h

Cássio Soares pede Justiça pelas águas de Furnas

Por ascom deputado Cássio Soares
Depuatdo Estadual Cássio Soares defende apoio de Furnas a municípios lindeiros ao lago
Depuatdo Estadual Cássio Soares defende apoio de Furnas a municípios lindeiros ao lago

 

O deputado estadual Cássio Soares pontuou a relevância de planejamento e de políticas públicas que considerem o impacto do Lago de Furnas no desenvolvimento econômico da região. Na audiência pública da Comissão de Minas e Energia foi discutida a importância da represa e a necessidade de implementação de cota mínima do nível do reservatório. A reunião em defesa de Furnas e dos municípios lindeiros ocorreu durante a tarde de segunda-feira, 13 de maio.


Cássio Soares abordou alguns problemas enfrentados por municípios como Delfinópolis, São João Batista do Glória, Alterosa, Areado Carmo do Rio Claro, São José da Barra e Capitólio que são cercados pela represa e prejudicados em razão da falta de planejamento dos responsáveis pela hidrelétrica e sua fiscalização.


Delfinópolis, por exemplo, maior produtora de banana e soja da região, durante o período chuvoso, corre risco de ficar ilhada e sem meios para escoar os produtos agrícolas que garantem a sobrevivência dos produtores e do município. Por terra, a única forma de se chegar à cidade é pela BR-464 que, pela falta de pavimentação, se transforma em verdadeiro atoleiro. Nesse caso, as águas de furnas e a balsa elétrica são o único meio de locomoção.


“Quero deixar bem claro que, o que está sendo reivindicado aqui hoje, não é nada além de justiça porque quando o Governo Federal tomou por iniciativa a inundação de cidades inteiras ao longo do nosso Rio Grande para a formação da represa de Furnas, apesar de todo o desenvolvimento e progresso, trouxe enormes desafios”, afirmou Cássio Soares.


Na audiência, o parlamentar apresentou importantes requerimentos objetivando a visita da Comissão de Minas e Energia a órgãos e entidades em razão da ausência de representantes para debater o assunto.


“Além do Progresso e tudo que aconteceu, nós tivemos também problemas que foram acontecendo ao longo do tempo. Mas o fato é que o nosso estado de Minas Gerais, conhecido como a caixa d’água do Brasil, não pode ficar à mercê da falta de planejamento e de políticas públicas relativas ao nível do Lago de Furnas”, enfatizou o parlamentar.


Foi proposto, também na comissão, a criação da “Frente Parlamentar Presidente Itamar Franco” em defesa da represa de Furnas e dos municípios lindeiros. “Aqui estão deputados convictos e com propósitos de lutar, brigar, e defender a justiça conforme os nossos municípios precisam”, finalizou Cássio Soares.