enquete

  • Aqui vem o tema da enquete que poderá ser alterado acessando o Painel de Controle do Portal.
  • Opção 2
    Opção 3
    Opção 4

08/04/2019 17:33h - Atualizado em 08/04/2019 17:38h

Téo lemos anuncia saída da liderança do prefeito; oposição mantém criticas a Renatinho

Por Maria Alice e Vitória. edição Carlos Alberto Alves

A sessão da Câmara Municipal de Passos transcorreu dentro da rotina. Os vereadores que usaram a tribuna, dentro do Grande Expediente, na sua maioria, teceram críticas a gestão atual. O inesperado aconteceu quando o vereador Téo Lemos usou da palavra para ler um ofício que encaminhou ao prefeito pedindo seu desligamento da liderança de Renatinho Ourives na Câmara. Acompanhe o que disseram em destaque os que usaram da palavra,

Dona Cida: Faltam com o respeito

Dona Cida, começou o seu pronunciamento reportando a sua insatisfação com a falta de comunicação com a mesma. Ela conta um episódio em que houve um encontro de mulheres no Parque de Exposição (Encontro Delas) e a mesma não foi contatada, sabendo do evento por terceiros (vereadora Belinha), que notaram a sua ausência. A mesma disse que se passou por inconsequente.

Tales Junior, sem espaço pra treinar e sem apoio para viagem

Dona Cida conta também  um pouco da história de Tales Junior, passense de 15 anos que pratica skate e faz os seus treinos em Ribeirão Preto, pois em Passos não tem pista adequada para o treino do garoto. Tales ganhou uma competição a nível federal e recebeu o premio de uma passagem para Barcelona, onde o mesmo disputará o mundial de skate.  O menino não possui condição financeira para fazer a sua viagem e a prefeitura ajudou Dona Cida com certa quantia, dinheiro insuficiente para que consiga ir à Barcelona.

Téo Lemos: saindo da liderança do prefeito

O vereador Everilton Lemos Santana, Téo Lemos leu um ofício em que entrega a liderança do governo por não concordar com certas atitudes e maneiras do trabalho. Ele afirma que preferiu se retirar para não atrapalhar o andamento das ações por parte do executivo. Téo disse que deixa a liderança, mas que iria fazer nenhum comentário sobre o assunto.

Erick quer duplicação da MG-050

O vereador Erick Silveira, do MDB  levantou primeiramente a questão do descaso com as rodovias do município, citando a morte do Bombeiro e Sargento Alessandro Ribeiro, que se deu ontem (07/04) em um acidente na MG 050, segundo Erick existe a necessidade de pessoas mais capacitadas para fiscalizar e monitorar as rodovias, e os projetos de melhorias devem sair do papel e serem iniciadas para evitar maiores tragédias como a ocorrida neste domingo, como, por exemplo, a duplicação da MG-050. 

Saúde em descaso

Outro problema levantado pelo vereador foi o descaso com a saúde, segundo ele é necessária uma convocação do secretario de saúde, já que dois ambulatórios (Casarão e Nossa Senhora Aparecida) foram fechados por falta de reformas. Segundo o vereador, é um absurdo que imóveis da prefeitura sejam fechados enquanto casas particulares são alugadas para transferir os atendimentos, o que gera mais gastos para o município e menos infraestrutura para a população. Erick ainda cita que quando os ambulatórios funcionarem corretamente, em espaços adequados a UPA terá uma diminuição no fluxo de emergências.

 

Alex Bueno: Semana do autismo

O vereador Alex Bueno, PSD,  utilizou o seu espaço na tribuna para agradecer à todos que ajudaram na semana de conscientização do autismo, segundo ele essa semana foi de extrema importância para levar o assunto para a populaçãoAline Macedo fala sobre as cobranças de taxas cobradas pela prefeitura

Aline Macedo cobra promessas de campanha

A vereadora Aline Macedo destacou em sua fala  os riscos no trânsito da cidade, a vereadora focou nas reclamações da população sobre as cobranças de taxas de iluminação pública. A parlamentar critica a prefeitura acerca da cobrança de taxas propostas, segundo ela, é lamentável que a prefeitura contrate uma empresa para criar um código tributário que visa cobranças mais altas nas taxas de iluminação, coleta de lixo e emissão de alvarás. Ainda na tribuna, Aline usa o próprio folheto de campanha para mostrar que essas cobranças são contraditórias às propostas de campanha do prefeito Renatinho Ourives, que prometeu melhorias na iluminação e saúde, mas nunca mencionou a criação de um código tributário para o aumento de taxas e impostos.

Iran Parreira: queima do alho e doutores da alegria

Iran Parreira de Oliveira, vereador de Passos, comentou sobre o papel  da Associação Doutores Amigos da Alegria, agradecendo ao prefeito e aos vereadores pelo reconhecimento do mesmo com a associação. Iran também agradeceu o prefeito de São José da Barra, que conduziu, neste domingo, o início do Circuito da Queima do Alho, festa que reuniu 28 comitivas e não teria o mesmo sucesso sem o apoio do prefeito Serginho e a todos que fazem parte da comitiva barra velha. Do que foi arrecadado  50% para o HRC  de Passos e 50% para o Lar São Vicente de Paula de Alpinópolis.

Dr Rodrigo Barreto: questionamentos ao secretário de saúde

O vereador Dr. Rodrigo Mendes Barreto, ao usar  a tribuna, afirma que tomou conhecimento de que irá fechar o ambulatório Nossa Senhora de Aparecida e do Casarão. Para dar explicações  convoca o secretário de saúde para prestar esclarecimentos a respeito da situação. A data marcada é 15 de abril, 17 h, depois da sessão da Câmara.  

Ele também conta que muito se tem dito que o estado de Minas Gerais está devendo Passos em relação ao atendimento hospitalar. Porém, ele diz que toda saúde básica do município é gestão plena, logo, o dinheiro está em caixa. O vereador afirma que se solidariza a respeito dos profissionais dentistas que não trabalham em um bom ambiente, onde muitas vezes não têm nem mesmo um gabinete dentário, sendo que há dinheiro em caixa.