enquete

  • Aqui vem o tema da enquete que poderá ser alterado acessando o Painel de Controle do Portal.
  • Opção 2
    Opção 3
    Opção 4

07/02/2019 10:26h - Atualizado em 07/02/2019 10:40h

Prefeitura Municipal trabalha na inclusão das pessoas em situação de rua

Por Correio do Vale do Rio Grande
A Prefeitura de Passos, em conjunto a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda- SEDEST vem realizando desde do final de 2018, a campanha educativa ‘’ Dar esmola não ajuda, seu dinheiro me mantém na rua’’, que visa conscientizar a população que a esmola não é a melhor forma de ajudar as pessoas em situação  de rua. Por esse número ser cada vez mais expressivo, a prefeitura vem elaborando políticas públicas para auxilia-los, com vários serviços de atendimento específicos. 
 
O Pop Rua, localizado na Avenida Comendador Francisco Avelino Maia, 1299, Centro,   antigo restaurante popular, é destinado a prestar auxílio e instrução  a esta população de rua para esclarecer os benefícios e direitos que eles têm, e a forma de acessar estes projetos sociais, o horário de funcionamento do Centro é das 8 ás 14 horas, de segunda a sexta. 
 
 Tendo em vista, o acolhimento aos dependentes químicos , o Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas ( CAPS- AD),  trabalha os auxiliando, com  diferentes profissionais, como enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos.  Para o  cadastramento no CAPS-AD, é necessário que o paciente  leve documentos como o RG, CPF, cartão do SUS, comprovante de enderenço e uma foto 3x4 . 
 
Localizado na rua Turquesa,1874, bairro Aclimação, o Centro tem o horário de funcionamento  de segunda a sexta, exceto as quintas , das 8:30 ás 11:30, e das 13 ás 16:30. É importante lembrar, que o CAPS-AD trabalha com  arquivo morto, ou seja, aquele paciente que já tem o seu prontuário cadastrado , pode voltar a qualquer momento ao Centro. 
 
 Outro projeto implantado pela Prefeitura , é a disponibilidade de vagas no Albergue Santo Agostinho, localizado na Gonçalves Dias, 397, Centro, que visa o acolhimento de pessoas em situação de rua, com a  pernoite, jantar e café da manhã. 
 
Além de todos estes serviços ofertados a Prefeitura lembra que a cidade de Passos conta com excelentes instituições civis que prestam serviços sociais e que são sérias e podem contar com a ajuda da comunidade.
 
Assim, a Prefeitura Municipal trabalha na inserção da população em situação de rua na sociedade, com abordagens sociais diariamente,  e conta com todos para fazermos uma Passos cada vez melhor.
 
Ocupação indevida
 
O trabalho com moradores de ruas é importante, necessário e louvável. O que deve ser questionado é o uso de predio público destinado para um fim ser usado para outro.
 
Estou falando do espaço destinado ao Restaurante Popular, por ora desativado e colocado a disposição para a tentativa de inserir moradres de ruas ao convívio social.
 
Ouvi da boca do então secretário de assistecnia social, Gilbrto Ribeiro,  que o restaurante seria reativado, isso no final do ano passado e chegou até  mencionar o preço da refeição, que giraria em torno de R$5,00.
 
Erro de gestão, por mais que esteja recheada de boas intenções, a administração demonstra incapacidade de planejamemto e vai fazerndo as coisas de improviso. 
 
Deste modo só arranja sanar para coçar e de deixar a população a ver navios naquilo que lhe é essencial. (CAA)