enquete

  • Aqui vem o tema da enquete que poderá ser alterado acessando o Painel de Controle do Portal.
  • Opção 2
    Opção 3
    Opção 4

14/01/2019 08:20h - Atualizado em 14/01/2019 08:58h

Prefeitura de Passos iniciou as obras na Rua Santos Dumont

Por Ascom PMP
Prefeitura inicia obras em techos danificados da Stos Dumont
Prefeitura inicia obras em trechos danificados da Stos Dumont

 

Iniciou- se sexta- feira, 11, na Rua Santos Dumont , no bairro Centro, em Passos, a instalação de tubos para drenagem de águas pluviais dos projetos de melhorias na estrutura física da nossa  cidade . Orçada em R$65,000,00, a obra é realizada  por mão de obra do município.

O Rua Santos Dumont  será totalmente reformada e sua drenagem atualizada, que têm prazo de execução de 45 dias.

 A Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Urbanos realizou nesses últimos meses, um processo licitatório de caráter emergencial para sanar esse problema. Porém os orçamentos recebidos superavam muito o preço estipulado, o que atrasou o início das obras no local.

Diante disso, o município decidiu realizar os serviços necessários usando mão de obra e recursos próprios. O que resulta para os cofres públicos, uma economia considerável.

 " Estamos trabalhando para que o serviço seja de qualidade, atendendo as necessidades da nossa população. Sabemos que os moradores enfrentam situações incômodas em dias chuvosos e estamos trabalhando para sanar isso. O serviço de  drenagem  não é só uma necessidade, mas uma prioridade”. Explicou o Prefeito Renatinho Ourives que esteve no local fiscalizando os trabalhos.

A compra dos materiais necessários, como tubos foi concluída nessa última semana e os serviços já serão executados pelos servidores da Prefeitura de Passos. A primeira etapa da obra será identificar as tubulações danificadas e em seguida isola-las.  Esse isolamento é de fundamental importância para que as chuvas não atrapalhem o andamento dos serviços.

Os recentes problemas no local, se dá pelo antigo estado do terreno, sendo propicio a continuas aberturas de buracos e crateras na via. A canalização antiga presente na via não suporta o volume de água, além de todo o peso de veículos que passam por ela diariamente.

Outro empecilho significativo é a grande quantidade de material orgânico encontrado nos tubos subterrâneos da via. Segundo estudos realizados, esse fato se dá pela mistura de redes sanitárias e redes de águas pluviais.

A mistura de material orgânico com a água e o oxigênio resulta em ácido sulfúrico. Um componente altamente corrosivo, que tende a desgastar e destruir gradativamente as tubulações da via, acarretando no aparecimento de diferentes crateras na mesma região.

A drenagem e troca de tubos percorrerá 100 metros, sendo 100 tubos de 60 cm. O que corresponde a Rua Santos Dumont até a travessa com a Rua Ouro Preto.

A previsão feita pela Secretaria Municipal de Obras, é que os serviços na Rua Santos Dummont sejam finalizados em até 45 dias. Esse período já está prevendo possíveis pausas por estarmos em um período de frequentes pancadas de chuva.

 

Opinião

O prefeito Renatinho Ourives pode ter tomado a decisão certa ao realizar a recuperação da rua Santos Dumont por mão de obra e custeio da própria prefeitura. Assim, em tempos de crise, economiza e demonstra cuidado com o dinheiro público.

O pecado está na demora em tomar esta decisão, se tinha condições da prefeitura fazer por que não começou logo que o problema apareceu?

Paga pelo desgaste na morosidade em resolver a situação e por levar em banho-maria uma licitação de emergência que poderia ter o custo estimado numa breve sondagem com empresas do ramo.

Ademais a economia que a administração diz fazer ao tomar a iniciativa não foi explicitada ficando no eufemismo “que é considerável”.  A população tem o direito de saber, afinal, em última instância, é do bolso dela que saem os recursos para a execução dos serviços.

Importante, ao fim e ao cabo, que os trabalhos sejam feitos,  mesmo que o ganho político dessa recuperação já tenha caído no colo da oposição, que cacarejou assim que o buraco apareceu, se aproveitando da pouca disposição do prefeito em resolver logo o problema, que ainda parece não ter percebido que em política muitas vezes a versão vale mais que o fato.

Continuando nesse ritmo, Renatinho passará para a história como um prefeito honesto, mas que esta honestidade pouco de positivo significou para os cidadãos/cidadãs.  (CA)