enquete

  • Aqui vem o tema da enquete que poderá ser alterado acessando o Painel de Controle do Portal.
  • Opção 2
    Opção 3
    Opção 4

21/12/2018 08:39h - Atualizado em 21/12/2018 08:42h

Prefeitura Municipal cria Diagnóstico Socioterritorial do Município

Por Ascom PMP
Aconteceu na manhã de hoje, 20/12, na Casa da Cultura de Passos, a Entrega do Diagnóstico Socioterritorial do município. Estiveram presentes membros da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, além do Prefeito Municipal e de outras figuras importantes.
 
O Diagnóstico Socioterritorial é uma pesquisa feita por uma equipe da Assistência Social que questiona a realidade social de várias partes do município, como por exemplo índices de educação, saúde, taxas de natalidade e mortalidade, entre outros fatores. Um dos objetivos do diagnóstico é permitir que gestores e os agentes locais possam elaborar ações efetivas  que sanem a maioria dos problemas e melhore a qualidade de vida das áreas mais precárias. A equipe também achou importante realizar uma leitura interurbana de alguns dados como base nos territórios de abrangência dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) no município.
 
A partir do Diagnóstico, foi possível analisar especificamente a população por território de assistência. O território mais populoso é o Santa Luzia, que deteve 32.479 habitantes em 2010 e estimativa de 34.834 habitantes em 2018, que correspondem a 30,6% da população total do município. Também notou-se um perfil do município, onde foi possível diagnosticar as demandas do SUAS em Passos, através dos elementos que configuram a vulnerabilidade da população, os riscos a que estão sujeitos, as violações de direitos e também as potencialidades. De outro lado, buscou-se caracterizar a oferta de serviços, programas, projetos e benefícios voltados para as populações vulneráveis, bem como a estrutura e condições atuais de tal oferta no contexto do território municipal.
 
Historicamente Passos tem figurado entre os municípios do estado que se destacam pelo seu processo de desenvolvimento e liderança regional. Considerada por muitos como uma cidade de oportunidades atualmente enfrenta alguns desafios associados ao momento histórico não só brasileiro, mas também mundial.
 
Entretanto, o município conta com potencialidades consolidadas historicamente e, que neste novo momento podem contribuir com a superação destes desafios. Apenas para exemplificar pode-se citar sua localização geográfica, sua liderança regional tanto política como administrativa, o alto grau de urbanização e de consolidação de políticas sociais, a ampliação do setor de serviços com destaque para a área da saúde e do ensino superior, e novas possibilidades econômicas como o setor moveleiro e o setor de turismo.
 

A pesquisa foi realizada pelo Instituto de Educação e Cultura José Carlos Pereira – IECULT, em Belo Horizonte – MG

Link diagnóstico > http://sites.google.com/
view/diagnosticopassosmg2018