enquete

  • Aqui vem o tema da enquete que poderá ser alterado acessando o Painel de Controle do Portal.
  • Opção 2
    Opção 3
    Opção 4

12/12/2018 09:24h - Atualizado em 12/12/2018 09:29h

Prefeitura inaugura residências terapêuticas

Por Ascom PMP
Quarto mobiliado em residência terapêutica
Quarto mobiliado em residência terapêutica

 

A Prefeitura Municipal de Passos, junto à Secretaria Municipal de Saúde e à Superintendência Regional de Saúde, inaugurou, em Passos, duas residências terapêuticas, uma feminina e outra masculina, visando a recuperação e o tratamento de pacientes com transtornos mentais e dependência química.
 
As residências terapêuticas são moradias, onde pessoas com sofrimento mental que ficaram internadas durante anos nos hospitais psiquiátricos, em manicômios, conseguem ser reinseridas na sociedade.  Em Passos, o Hospital Psiquiátrio Otto Krakauer era o mantenedor desses pacientes que agora serão usuários das Residências Terapêuticas.
A Residência Terapêutica é útil especialmente para pessoas que passaram algum tempo internadas e, por isso perderam os vínculos sócio-familiares, ou que possuem família, mas cujo convívio se mostra muito conflituoso ou inviável, em virtude, por exemplo, do envelhecimento dos pais ou de incompatibilidades pessoais relacionadas à doença, havendo, portanto, a necessidade de um espaço alternativo de moradia.
 
De forma humanizada, nessas moradias essas pessoas recebem apoio de profissionais de saúde mental para acompanhamento de sua saúde e recebem o direito de viver fora de instituições de saúde mental, como os antigos hospícios.
 
Os principais objetivos da Residência Terapêutica são ressocializar e resgatar a autonomia desses sujeitos incentivando-os a assumir uma posição de agentes ativos de produção de vida. Apostar na construção de um novo olhar sob a doença mental e de um cuidado diferenciado que ultrapasse as barreiras impostas pelo estigma social, trabalhando na construção de um laço social possível.
Em Passos, são nove pacientes femininos na Casa Feminina e 10 na masculina, tendo oito cuidadores por casa, que revezam turnos. A Residência Terapêutica Feminina fica localizada na Rua Lagoa da Prata. Já a masculina fica na Rua João XXIII.
Residência Terapêutiva
Slideshow: Iniciar Total de fotos: 3