enquete

  • Aqui vem o tema da enquete que poderá ser alterado acessando o Painel de Controle do Portal.
  • Opção 2
    Opção 3
    Opção 4

04/12/2018 16:06h - Atualizado em 04/12/2018 16:09h

Estudante de Ciência da Computação do IFSULDEMINAS é aprovado em seleção de mestrado

Por Helena Madeira Caldeira Silva

 

Samuel Hoe, do IFSULDEMINAS
Samuel Hoe, do IFSULDEMINAS

O estudante do 8º período do curso Bacharelado em Ciência da Computação do IFSULDEMINAS – Campus Passos, Samuel Lima Ferreira de Araújo, mal terminou a graduação e já ingressará em um curso de pós-graduação stricto sensu. O aluno de 21 anos foi aprovado no mestrado do programa de Computação Aplicada do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), localizado em São José dos Campos.

Mesmo jovem, Samuel já possui uma carreira acadêmica louvável, com participação em projetos de pesquisa, atuação em minicursos, apresentação e publicação de trabalhos. Orientado pelo coordenador de pesquisa do campus, professor Thomé Almeida, o aluno vislumbra um campo enorme para seguir na área que escolheu. “Fico triste em deixar o IF, aqui aprendi tudo, tomei gosto pela parte da pesquisa, tenho um carinho grande. Mas sei que vou crescer, penso em prestar um concurso lá, ficar como pesquisador”.

De acordo com o professor Thomé, Samuel sempre foi dedicado aos estudos do curso e da iniciação científica, tendo começado na pesquisa por meio de um projeto (aprovado no CNPQ) que envolvia imagens áreas em estudos da cultura de café. “Ter trabalhado com imagens de drones despertou no Samuel o interesse em processamento de imagem e sensoriamento remoto, o que o levou a se interessar pelo INPE. Percebemos também que ele se preocupa com a difusão do conhecimento adquirido, visto os dois cursos que ele ministrou nas semanas acadêmicas do curso de Ciência da Computação", destacou Thomé.

Orgulhoso, o professor acrescenta que a aprovação do estudante no mestrado mostra a qualidade do ensino e pesquisa do IFSULDEMINAS - Campus Passos. “Estudantes de muitas instituições almejam esse mestrado tão reconhecido no nosso país. O INPE é uma potência em pesquisa e inovação e o Samuel, por estar agora envolvido nessa instituição, terá um futuro promissor na área. Me senti completo como professor e orientador quando fiquei sabendo da aprovação dele".