enquete

  • Aqui vem o tema da enquete que poderá ser alterado acessando o Painel de Controle do Portal.
  • Opção 2
    Opção 3
    Opção 4

16/11/2018 15:37h - Atualizado em 16/11/2018 15:45h

Prefeitura de Passos é ganhadora do X Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Por Ascom PMP
Prefeito Reantinho recebe premio
Prefeito Reantinho recebe premio

 

Disputando com municípios de toda Minas Gerais, a Prefeitura Municipal de Passos ganhou o X Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, na categoria Empreendedorismo nas Escolas, etapa estadual se classificando para a competição em nível nacional. A solenidade de escolha dos vencedores mineiros aconteceu na última terça-feira, 13 de novembro, em Belo Horizonte. 
O programa é um reconhecimento aos gestores que implantaram projetos com resultados comprovados no desenvolvimento dos pequenos negócios do município, e também na modernização da gestão pública. Entusiasmado após receber o certificado, o prefeito de Passos, Carlos Renato Lima Reis, falou sobre o trabalho inovador implantado na educação passense, apontando que a chave para o sucesso desse projeto foi a união entre os educadores, as crianças e as famílias. 
“Estou muito feliz em ganhar esse prêmio, esta é mais uma iniciativa que vem colaborar com a formação de nossos alunos, que já contam com uma educação de qualidade que nos deixa cada vez mais satisfeitos e com a certeza de que estamos no caminho certo na formação de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade”, disse.
            Passos concorreu pelas ações realizadas com uma grande parceria entre Sebrae e Sicoob Saromcredi, durante todo o ano, com a Educação Empreendedora. Inclusive o município vem realizando diversas feiras empreendedoras no final desse mês, com apresentação das hortas cultivadas pelas próprias crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEI’S), visando estimular esse espirito nas crianças, que através dessas novas ideias, novos negócios e ações possam surgir na cidade, trazendo trabalho e renda para toda a população. Foram 106 projetos enviados ao Sebrae para concorrer ao prêmio, com 96 selecionados, e apenas 4 projetos selecionados para participarem da grande final.
            O prefeito falou sobre a importância da educação empreendedora nas escolas municipais. “A educação empreendedora permite que os alunos, pais e professores desenvolvam melhor sua comunicação. Produzindo, com clareza, alternativas que estimulem o desenvolvimento humano. O empreendedorismo dentro das escolas não se foca nas bases econômicas, mas prioriza as pessoas”, declarou.
                 A administração municipal, acredita que a participação e capacitação de todos os professores e alunos na educação empreendedora realizada pelo Sebrae vai trazer uma mudança nos processos de ensino e aprendizagem dos alunos de nossa cidade. Além disso, a iniciativa visa premiar os municípios que investem suas energias no despertar da população para o empreendedorismo, ao fortalecimento da economia local e à dinamização das vocações regionais, que devem sempre estar entre as prioridades de um Prefeito Empreendedor. Se o desenvolvimento deve acontecer no município, é o prefeito quem deve fazer o desenvolvimento acontecer.
            Segundo Carlos Renato, o projeto tem como objetivo também modificar o processo educativo. “Normalmente o processo educativo é feito de uma forma conservadora, sem o estimulo de novos pensamentos e novas ideias, o objetivo é modificar a maneira que o professor ensina, estimulando uma forma diferente de aprendizado focada no empreendedorismo em todas as matérias escolares”.
            A capacitação consiste em implantar a cultura do empreendedorismo nas escolas, fazendo com que os professores estejam a par de todas as vertentes desta área, podendo assim, incentivar e transmitir tais conhecimentos a seus alunos. Para atingir seus objetivos, é necessário que os educadores sejam agentes multiplicadores do comportamento empreendedor para fazer com que os jovens se interessem mais pelo mercado de trabalho.
            São exemplos de projetos dessa natureza: capacitação do corpo docente junto aos alunos, Inclusão da educação empreendedora nas escolas municipais de primeiro e segundo grau, realização de feiras e eventos para divulgação da educação empreendedora, realização de programas para desenvolvimento do empreendedorismo no município, regulamentação da obrigatoriedade da educação empreendedora na legislação municipal.
Os finalistas concorreram em oito categorias: Inovação e Sustentabilidade, Inclusão Produtiva e Apoio ao MEI, Pequenos Negócios no Campo, Desburocratização e Implementação da RedeSimples, Compras Governamentais de Pequenos Negócios, Cooperação Intermunicipal para Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo na Escola e Políticas Públicas para Desenvolvimentos dos Pequenos Negócios. 
Os vencedores de cada categoria receberão certificado, troféu e concorrerão à etapa nacional de premiação em 2019, em Brasília. Passos concorre com o Projeto Jovens Empreendedores – Primeiros Passos, que tem por objetivo estimular o empreendedorismo através da implementação da educação empreendedora.
            A Educação Empreendedora estava no plano de governo do prefeito Carlos Renato Lima Reis, prevendo a implementação dessa iniciativa em todas as 22 escolas municipais, com cerca de 800 professores capacitados pelo Sebrae para ensinar os mais oito mil alunos da cidade.