enquete

  • Aqui vem o tema da enquete que poderá ser alterado acessando o Painel de Controle do Portal.
  • Opção 2
    Opção 3
    Opção 4

09/11/2018 08:52h - Atualizado em 09/11/2018 08:55h

Fim de Semana será marcado por feiras empreendedoras em Passos

Por Ascom PMP

           A Prefeitura de Passos vai promover no próximo final de semana uma jornada com diversas feiras do Empreendedor, que serão realizadas em escolas municipais e CEMEIs. Os eventos são iniciativas da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Sebrae e Sicoob Saromcredi, e esperam grande participação da população.

            Esse é um projeto desenvolvido com o objetivo de estimular o empreendedorismo entre os alunos das escolas municipais e dos Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs). A ação vem sendo realizada depois de um trabalho de capacitação dos professores, coordenada pela Secretaria Municipal de Educação.

            Várias escolas já fizeram suas feiras do empreendedorismo com grande sucesso, tanto no aprendizado com as crianças, quanto no público. No próximo final de semana, serão feitas nove outras feiras, em diferentes escolas por todo o município.

            A primeira é “Plantando o Saber”, que acontecerá nesta sexta-feira, dia 9, às 19h30, no CEMEI Sueli Imaculada de Souza, localizado na Rua Joaquim Rodrigues, nº 21 no bairro Primavera. A segunda feira será no sábado, dia 10, a partir das 9h, na Escola Municipal Professor Ananias Emerenciano, com o tema “Jovens Empreendedores, Temos Sonhos”, na Avenida Paulo Esper Pimenta, 538, bairro Coimbras.

            O CEMEI Ivanize Prado de Vasconcelos também terá sua feira batizada de “Crescendo e Florescendo”, que e será realizada às 9h de sábado. O endereço do CEMEI é Rua Pratápolis, 1065, bairro Nossa Senhora de Fátima. Mais três feiras acontecerão nesse mesmo dia, com início às 15h, na Pré Escola Municipal Ana Maria Ribeiro, na Rua Guanabara, nº 875, no Jardim Polivalente; e a última, na Escola Municipal Emilia Leal de Melo, com a Feira do Empreendedorismo- Culinária na Escola, de 14h às 17h, na Rua Darcy de Paula Silveira, nº10- Jardim dos Ypês.

            Ainda no sábado, o CEMEI São Francisco de Assis promoverá a 1ª Feira do Empreendedor visando o tema “Horta Viva”, às 9h30. O CEMEI fica localizado na Avenida Arlindo Figueiredo, 931.

            O projeto “Delícias que alimentam” está sendo promovido pelo CEMEI Múcio de Alencar Viana, no sábado, das 9h às 12h, na Rua Turquesa, 1660 - Jardim Aclimação. Na Escola Municipal Hilarino Moraes, a Feira do Empreendedorismo acontecerá no dia 10 de novembro, das 14h às 17h, com várias atrações e refeições para as crianças e as famílias, na Rua Opala, 495 - Jardim Aclimação.

            A Escola Municipal Professor Silas Roberto Figueiredo também promove sua Feira de Empreendedorismo, intitulada, “Romeart”, a partir das 18h, na Rua Vereador Antonio Magalhães Silveira, 240, no Bairro Cohab IV.

            De acordo com o projeto, na educação empreendedora não basta ensinar conteúdos técnicos ou apresentar ao estudante os muitos dilemas e desafios de nossa sociedade, mas é fundamental estimulá-lo a pensar caminhos de mudança. É necessário, efetivamente, capacitá-lo a construir esses caminhos por meio de ações concretas e tecnicamente embasadas que tenham efetiva capacidade transformadora e, sobretudo, o levem a aliar a teoria à prática.

            Em resumo, a educação empreendedora é aquela que ajuda o estudante a enxergar e avaliar determinada situação, assumindo uma posição proativa frente a ela, capacitando-o a elaborar, planejar formas e estratégias de interagir com aquilo que ele passou a perceber.