enquete

  • Aqui vem o tema da enquete que poderá ser alterado acessando o Painel de Controle do Portal.
  • Opção 2
    Opção 3
    Opção 4

09/11/2018 08:22h - Atualizado em 09/11/2018 08:25h

Órgãos estaduais firmam parceria para o transporte aéreo em serviços de saúde

Por Ascom MG
Reunião de alinhamento transporte de emergência
Reunião de alinhamento transporte de emergência

 

Para otimizar os recursos financeiros e assistenciais disponíveis, agilizar e ampliar o atendimento hospitalar de alta complexidade e humanizar o transporte de pacientes, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) firmou parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e irá disponibilizar a sua frota de aeronaves e helicópteros para as ações de serviços de saúde.

Com a parceria, a SES-MG terá em todos os 853 municípios em Minas Gerais o transporte aéreo para o atendimento em situações de catástrofe com múltiplas vítimas que precisem de atendimento emergencial. O MG Transplantes também poderá fazer uso do transporte de órgãos e tecidos, além do deslocamento de equipes de captação.

Para distâncias superiores a 300 km, o paciente que precisar de um atendimento ou tratamento de alta complexidade poderá ser deslocado até mesmo para fora do estado, e o serviço será regulado pela SES-MG e pelo Samu, de acordo com os critérios da Resolução nº 0238/2018 que normatiza a parceria. A SES-MG também poderá transportar imunobiológicos, como vacinas e soros.

De acordo com o secretário-adjunto da SES-MG, Daniel de Castro, essa parceria já existia informalmente com a Polícia Militar, mas, com a resolução, ela foi formalizada para normatizar os fluxos, especificar os casos que serão atendidos pelo transporte aéreo da Polícia Militar e a responsabilidade de cada ator.

“Vamos ter maior eficiência nos atendimentos hospitalares, e isto significa dar maior qualidade para os pacientes que estão sendo transportados bem como garantir uma maior sobrevida”, explica o secretário-adjunto.