enquete

  • Aqui vem o tema da enquete que poderá ser alterado acessando o Painel de Controle do Portal.
  • Opção 2
    Opção 3
    Opção 4

04/09/2018 11:45h - Atualizado em 04/09/2018 11:51h

Grande final do Festival Nacional da Canção (Fenac) terá o show Encontro Marcado

Por Assessoria de Comunicação-FENAC
Grande final do Festival Nacional da Canção (Fenac)
Grande final do Festival Nacional da Canção (Fenac)

 

A grande final do Festival Nacional da Canção (Fenac), em Boa Esperança, terá o show “Encontro Marcado”, com a banda 14 Bis, a dupla Sá e Guarabyra e Flávio Venturini. São nomes conhecidos da Música Popular Brasileira e que prometem emocionar o público. A atração encerrará a 48º edição do festival, no próximo sábado, 8 de setembro, a partir das 21h. Na quinta-feira (6/9) e na sexta-feira (7/9) acontecem as semifinais do Fenac. As 24 músicas selecionadas nas seis etapas classificatórias do Festival Nacional da Canção vão ser apresentadas nesses dois dias, na Praça Padre Júlio Maria, na região central, também a partir das 21h. Dessas, 10 canções irão para a grande final e vão concorrer ao troféu Lamartine Babo. As apresentações são gratuitas.
 
O Festival Nacional da Canção está distribuindo, nessa edição, R$ 220 mil em prêmios. Os selecionados para as semifinais já garantiram R$ 2.500,00. O Fenac é hoje o maior festival de música do Brasil. E já passou pelas cidades de São Lourenço, no Circuito das Águas, Extrema, São Thomé das Letras, Coqueiral, Guapé e Nepomuceno. Este ano o festival recebeu inscrição de mais de duas mil músicas, de 23 estados,  com ritmos e sotaques diferentes. Destas, 120 foram selecionadas para as etapas classificatórias.
 
Boa Esperança é berço do Festival Nacional da Canção e, tradicionalmente, recebe as semifinais e a grande final do Fenac. O município do Sul de Minas tem hoje mais de 40 mil habitantes. Conhecido pela atividade cafeeira, a cidade foi eternizada na canção “Serra da Boa Esperança, de Lamartine Babo. No ano passado a paulistana Bruna Moraes, com a música “Ritual” conquistou o primeiro lugar no festival.
 
Paralelo ao 48º Fenac, acontece o 9º Festival Nacional da Cultura (Fecult). As cidades sul mineiras que recebem o Fecult respiram arte com apresentações durante todo o  dia. O festival leva música instrumental, dança, ópera, teatro e espetáculo circense para toda a população. A programação em Boa Esperança começa na próxima quinta-feira (6/9) e se estende até o sábado (8/9). A programação completa do Fecult está no site www.festivalnacionaldacultura.com.br.
 
Entre os destaques do Fecult está o concerto com a Orquestra de Câmara Sesc, sexta-feira (7/9) a partir  das 20h30, na Praça Padre Júlio Maria, em Boa Esperança. Com a regência do maestro Eliseu Barros, traz no repertório músicas eruditas e também populares, priorizando as composições brasileiras.  Fundada em 2012, a Orquestra de Câmara Sesc busca o aperfeiçoamento artístico, social e cultural dos participantes: são crianças e adolescentes, com renda familiar de até 3 salários mínimos e preferencialmente dependentes de comerciário. O projeto tem atualmente 2 núcleos no estado para o ensino da música. Em Belo Horizonte, é regido pelo maestro Eliseu Barros. São 130 vagas para estudantes de escolas públicas, entre 10 e 19 anos, de BH e Região Metropolitana. Em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, a Orquestra de Câmara Sesc é regida pelo maestro Yan Guimarães. Na cidade desde 2014, o projeto oferece 90 vagas para estudantes entre 10 e 17 anos. Em ambos, os integrantes têm aulas de contrabaixo, violino, viola, violoncelo, musicalização e prática de conjunto.