enquete

  • Aqui vem o tema da enquete que poderá ser alterado acessando o Painel de Controle do Portal.
  • Opção 2
    Opção 3
    Opção 4

04/12/2017 11:19h - Atualizado em 04/12/2017 11:22h

Seminário de Gastronomia, Hotelaria e Turismo de Passos

Por Eduardo Vargas ? Assessor de Imprensa do SINDHORB-BH

A Federação dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Minas Gerais (Fhoremg) e o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Passos promoveram nos dias 28 e 29 de novembro, na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG), em Passos (MG), o Seminário de Gastronomia, Hotelaria e Turismo. Diversos empresários e representantes de sindicatos e associações de todo o Estado de Minas Gerais estiveram reunidos para assistirem as palestras com os mais variados temas dos segmentos de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares. O evento teve o apoio da Confederação Nacional do Turismo (CNTur), Associação Mineira de Bares, Restaurantes, Hotéis e Lanchonetes (AMIBAR), Prefeitura de Passos e a Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG).

Entre os participantes estavam o presidente da Federação dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Minas Gerais (Fhoremg), Paulo Cesar Marcondes Pedrosa; a presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Passos, Celina Discini Vasconcelos; o prefeito de Passos, Carlos Renato Lima Reis; o presidente da Associação Mineira de Bares, Restaurantes, Hotéis e Lanchonetes (AMIBAR), Antônio Francisco Martins; o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-MG), José Maurício Gomes de Miranda; o presidente do Circuito Turístico Nascentes das Gerais, Luis Carlos de Pádua; o presidente do Circuito Turístico Montanhas Cafeeiras de Minas, Bruno Tripoloni Balista; o Diretor-Tesoureiro do Sindhorb-Passos, Aliomar Santos do Nascimento; a presidente do Sindicato dos Empregados no Ramo do Comércio, Hotelaria, bares, Restaurantes, Churrascarias, Hotéis Fazenda e Similares do Sul de Minas, além do ex-deputado estadual, Márcio Maia, um dos apoiadores pela criação do Sindhorb de Passos.

Na abertura, o presidente da Fhoremg, Paulo Cesar Marcondes Pedrosa, agradeceu a presença do prefeito Carlos Renato Lima Reis, dos organizadores e dos demais participantes. Paulo Cesar Pedrosa ressaltou a importância desses seminários, sobretudo para aproximar, trocar informações e lutar pelo fortalecimento e desenvolvimento constante do setor de Hotelaria, Gastronomia e Turismo. O presidente informou, em primeira mão, que a Fhoremg e a ABAV-MG se comprometeram a realizar, no mês de junho de 2018, o Fórum de Turismo em Passos, sendo que o prefeito se dispôs a dar uma boa estrutura e total apoio ao evento. Na oportunidade, houve um vídeo institucional da CNTur, entidade que congrega federações e sindicatos patronais.     

A presidente do Sindhorb-Passos, Celina Vasconcelos, também agradeceu a presença de todos os participantes, sobretudo a Fhoremg, que trouxe os palestrantes para que o seminário fosse bem   sucedido. Já o diretor-Tesoureiro do Sindhorb-Passos, Aliomar Santos do Nascimento, disse que tudo foi feito para que o evento fosse bem concorrido. Ainda segundo ele, quem não participou perdeu uma oportunidade de trocar experiências e novas ideias em seu negócio.

O Gerente Geral do Hotel Mercure Lourdes, Rodrigo Mangerotti, deu início ao ciclo de palestras pela manhã, falando sobre as tendências da hotelaria brasileira. Depois a Consultora em Gestão de Segurança de Alimentos, Maria José Vieira, falou sobre a “Legislação Sanitária, Legislação Hoteleira e Gestão de Segurança de Alimentos com foco em Hotelaria e Gastronomia”.

No início da tarde, os advogados da Fhoremg, Geraldo Hermógenes e Camila Araújo, apresentaram o tema “Reforma Trabalhista – Principais Mudanças”, que vai trazer muitas mudanças para empresários e trabalhadores, mas também será motivo de controvérsia nos tribunais. Em seguida, o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais (ABAV-MG), José Maurício de Miranda Gomes, fez uma apresentação sobre o que é um agente de viagem e um breve relato da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-MG), entidade que preside. E, para fechar o ciclo de palestras, o advogado Sílvio Cupertino apresentou o tema “A Responsabilidade Civil das Empresas sobre a Ótica do Código de Defesa do Consumidor”.

No dia 29, após as palestras, houve um Coquetel de encerramento, com uma bonita apresentação musical da Orquestra de Viola da cidade de Cássia (MG). O próximo seminário está previsto para o mês de abril de 2018, na cidade de Coronel Fabriciano, no Vale do Aço.